Loading...

Notícia

Publicado: 22/11/2018 01:00h

Sistema Findes e Vale iniciam projeto de inovação em ergonomia

Sistema Findes e Vale iniciam projeto de inovação em ergonomia

O Sistema Findes e a Vale deram início ao projeto de ergonomia aprovado no último Edital de Inovação para a Indústria. Com a parceria de Sesi e Senai - incluindo institutos de tecnologia e inovação do Espírito Santo e de Minas Gerais -, a Vale vai criar um dispositivo ergonômico e seguro para troca de dormentes durante a manutenção das ferrovias.

A atividade manual exige esforço físico do trabalhador e causa índices de absenteísmo acima da média. O novo projeto, o único de ergonomia contemplado no país, vai melhorar a qualidade de vida dos profissionais. “Queremos uma solução que traga eficiência, previna incidentes e melhore a qualidade de vida”, pontuou o ergonomista da Vale, George Scabello.

> Leia também: Projetos capixabas aprovam mais de R$ 1 milhão em edital nacional de inovação

Segundo o gerente de Saúde e Segurança do Sesi, Júlio Zorzal, o projeto nasceu a partir de uma oficina de design thinking. “Promovemos um encontro com 35 representantes de empresas e 18 especialistas do Sesi. Utilizando o design thinking como ferramenta, totalizamos 41 ideias, uma delas, o dispositivo aprovado no edital de inovação”, lembrou Zorzal.

A diretora de Tecnologia e Inovação de Sesi e Senai, Juliana Gavini, reforçou as conexões possíveis a partir do Sistema Findes. “O projeto foi elogiado nacionalmente e será desenvolvido em rede, com parcerias fora do Estado. Um projeto não nasce de um dia para o outro, ele se concretiza à medida em que boas ideias encontram método para avançar”, exemplificou.

Edital

O Edital de Inovação para a Indústria, um dos mais duradouros e estáveis instrumentos de fomento no Brasil, ajudou mais de 800 empresas a serem competitivas por meio de novos produtos e processos inovadores, desde que foi criado em 2004. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).

No Espírito Santo, o ponto focal para acesso ao Edital e à rede Senai é o Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional, localizado no Senai Vitória.


Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Findes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras