Loading...

Notícia

Publicado: 26/06/2014 20:48h

Porto de Kashima, no Japão, recebe pela primeira vez o maior navio mineraleiro do mundo

Porto de Kashima, no Japão, recebe pela primeira vez o maior navio mineraleiro do mundo

O porto de Kashima, no Japão, recebeu pela primeira vez, esta semana, um navio do tipo Valemax. O Vale Brasil, que tem capacidade para transportar até 400 mil toneladas de minério de ferro, atracou no porto de Kashima, da Nippon Steel & Sumitomo Metal (NSSMC) no dia 18 de junho.  Carregado com 390 mil toneladas de minério de ferro, o Vale Brasil atracou inicialmente nos portos de Oita e Kimitsu e depois seguiu para o porto de Kashima, onde descarregou o restante da carga (150 mil toneladas).

Clique aqui para saber mais sobre o Valemax, maior navio mineraleiro do mundo

A NSSMC já tinha recebido, pela primeira vez, um navio do tipo Valemax em Oita em junho de 2012, e em janeiro do ano passado no porto de Kimitsu.

Até agora, os Valemax realizaram 355 operações de atracação e desatracação em diferentes portos ao redor do mundo. A frota atual de 30 navios Valemax já atracou nos portos de Ponta da Madeira e Tubarão (Brasil), Roterdã (Holanda), Taranto (Itália), Oita e Kimitsu (Japão), Villanueva (Filipinas), Gwangyang e Dangjin (Coreia), Sohar (Omã), no centro de distribuição Teluk Rubiah da Vale (Malásia), além dos portos de Dalian e Lianyungang (China), e agora em Kashima. As duas estações de transferência de minério da Vale em Subic Bay, nas Filipinas, também já receberam os navios. A Vale já exportou 64 milhões de toneladas de minério de ferro por meio dos navios Valemax.

Este tipo de navio reduz as emissões de carbono em 35% por tonelada de minério transportada em relação a um navio de cerca de 200 mil toneladas. A redução refere-se à utilização de equipamentos mais modernos que utilizam menos diesel. Os mineraleiros têm alto padrão de segurança e vão contribuir para a redução do custo de transporte transoceânico de minério de ferro para as empresas siderúrgicas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Vale 

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras