Loading...

Notícia

Publicado: 31/10/2019 16:43h

Grupos de artesãos apoiados pela Renova participam da Feira Artesanato, em Vitória

Grupos de artesãos apoiados pela Renova participam da Feira Artesanato, em Vitória

Artesãos de toda a bacia do Rio Doce são alvo de projetos de estímulo à profissionalização de suas habilidades

Treze artesãos de comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão irão participar da feira ArteSanto, levando ao evento produtos que se destacam na cultura da região. A feira acontece entre os dias 02 e 10 de novembro e tem entrada gratuita.

Os artesãos têm o apoio da Fundação Renova, através de seu programa de Economia e Inovação. O objetivo é utilizar o artesanato para diversificar e reaquecer atividades econômicas locais nas comunidades impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão. A presença na feira ArteSanto proporciona a essas pessoas uma expansão da exposição e comercialização de seus produtos, refletindo o processo de reparação das economias locais na bacia do Rio Doce.

Os grupos vêm recebendo acompanhamento técnico individualizado, além de participarem de cursos de capacitação e oficinas específicas para aprimorar a sua produção, com temas como criatividade, identidade, processos, design e vendas.  A abertura de novos mercados, como a oferecida pela presença na feira, também faz parte das iniciativas desse programa.



Conheça os projetos que estarão na feira

Os treze artesãos fazem parte de seis grupos apoiados pela Fundação Renova. Os projetos atuam na valorização da cultura local através do artesanato.

Os grupos de Barra Longa (MG) Meninas da Barra, Casa das Artes e Associação das Bordadeiras de Barra Longa (ABBA), as Bordadeiras de Povoação (ES) e o Grupo Arte, de Regência (ES), levarão à ArteSanto a arte do bordado, da costura e do crochê. Dentre os produtos, estão panos de prato, almofadas, jogos americanos, toalhas, tapetes, flores, carteiras, mantas, jogos e bichos de pelúcia. Expositores apresentam uma coleção chamada “O rio Doce continua vivo”, que representa os animais do rio Doce através de técnicas e estilos diferentes.

Já o grupo Ilha da Fantasia, de Baixo Guandu, levará à feira vários doces artesanais, como rapaduras, doces em compotas, pé de moleque e cocadas, mostrando a culinária da região.



A feira

A feira de artesanato ArteSanto foi criada em 2013, para incentivar e promover o turismo no estado do Espírito Santo através de sua cultura popular. Ela é a feira mais importante no estado, e tem grande expressividade no calendário de eventos de artesanato do país. Através da economia criativa e solidária, a iniciativa estimula a valorização de saberes artesanais e produtos regionais. 

A ArteSanto acontece de 02 a 10 de novembro, na Praça do Papa, em Vitória/ES (Avenida dos Navegantes, s/n, Enseada do Suá). A entrada é gratuita.

Confira os horários da feira:
Sábado e domingo - de 10 às 22 horas
Segunda à sexta-feira - de 16 às 22 horas
10 novembro (último domingo) - de 10 às 21 horas

Projetos de artesanato apoiados pela Renova serão expostos na 30ª Feira Nacional de Artesanato de Minas Gerais, no Expominas, de 03 a 08 dezembro de 2019, em Belo Horizonte/MG.


Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras