Loading...

Notícia

Publicado: 06/10/2013 17:32h

Exigências ambientais para redução da poluição do ar em Anchieta são cumpridas

Exigências ambientais para redução da poluição do ar em Anchieta são cumpridas

Os itens do TCA definiam controles ambientais para redução da emissão de material particulado (poeira).

Representantes do Governo do Estado e do Ministério Público do Espírito Santo participaram, nesta sexta-feira (05), da cerimônia de conclusão do Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado com a Samarco. O documento definia uma série de itens de controle ambiental a serem implementados pela empresa para redução da poluição do ar. O evento foi

realizado na unidade de Ubu, em Anchieta.

O encontro contou com a participação do governador Renato Casagrande. “Um Estado é conhecido também pela capacidade de suas empresas. Ações como esta da Samarco ajudam a colaborar conosco na consolidação desta imagem. Desde 1977, a Samarco vem crescendo, mas com metas e responsabilidade. O TCA é uma demonstração clara de que estamos com empresas que fortalecem a imagem do Espírito Santo e se tornam exemplos para outros estados brasileiros”, comentou.

O documento foi assinado, em 2009, pela Samarco, o Ministério Público e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), tendo o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) como interveniente técnico. “Este termo representa uma conquista para a sociedade. Por meio dele, pudemos exigir a melhoria contínua no processo produtivo, além de controles ambientais com as melhores tecnologias disponíveis”, explicou a secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel.

Entre as entregas do TCA está a Wind Fence - estruturas metálicas fechadas por telas que tem como objetivo reduzir a velocidade do vento e a emissão de material particulado (poeira). Ela circunda o pátio de estocagem e a redução da poeira neste local deverá diminuir em 54%. Este é o último grande investimento da empresa dentre os mecanismos de controle exigidos no termo.

O diretor presidente do Iema, Tarcísio Föeger, comentou sobre a atuação do órgão para o cumprimento dos itens do documento. “A aproximação e interação entre as instituições envolvidas foi uma experiência enriquecedora e o Iema teve participação relevante nas definições técnicas da comissão que acompanhou o TCA”, disse.

O procurador geral da Justiça no Estado, Eder Pontes Silva, o ex-procurador, Fernando Zardini, e o ex-governador Paulo Hartung acompanharam a solenidade, assim como os secretários de Estado do Desenvolvimento, Nery De Rossi, e de Segurança, André Garcia.

Os itens do TCA estipulavam vários controles ambientais para redução da emissão de material particulado (poeira), o que custou em investimentos aproximadamente R$ 250 milhões para a empresa. Um exemplo, foi a instalação de precipitadores eletrostáticos nas Usinas 1 e 2, que ocorreu em 2012. Os equipamentos têm o objetivo de reter as partículas em processos de pelotização de minério de ferro.

Entre outras medidas cumpridas estão: modernização e ampliação da rede de monitoramento da qualidade do ar nas comunidades; o enclausuramento dos locais onde o minério de ferro e as pelotas passam de uma correia transportadora para outra; a instalação de peças especiais nos carregadores de navios, que evitam o despejo do produto de uma altura elevada, o que contribui para reduzir a dispersão da poeira no porto.

Também estiveram presentes: o representante da sociedade civil organizada, Carlos Roberto da Costa; e o promotor de Justiça, Marco Antônio Nogueira, que acompanharam o cumprimento do TCA. Além deles, os prefeitos de Anchieta, Marcus Vinícius Assad, de Piúma, Samuel Zuqui, e de Guarapari, Orly Gomes.

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras