Loading...

Notícia

Publicado: 23/01/2024 14:53h

Gerdau Graphene conquista categoria do Worldstar 2024, o principal prêmio de embalagens do mundo

Gerdau Graphene conquista categoria do Worldstar 2024, o principal prêmio de embalagens do mundo

Embalagem composta com grafeno para a linha de pregos venceu a categoria, “Packaging Materials and Components” do maior e mais prestigiado prêmio do setor

A Gerdau Graphene, empresa focada no desenvolvimento, industrialização e comercialização de aditivos químicos, aditivos minerais e masterbatches com nanomateriais à base de carbono, como o grafeno, foi agraciada com o prêmio na categoria “Packaging Materials and Components” no Worldstar 2024. Esta premiação, considerada a mais prestigiada e importante do mundo no setor de embalagens, é conferido pela World Packaging Organisation (WPO), principal organização global dedicada ao setor de embalagens.

O case premiado, denominado “Graphene-Enhanced Plastic Film“, aborda a embalagem de pregos da produtora de aço, que contém grafeno em sua composição. O pacote faz uso de 1% do Poly-G, o primeiro masterbatch com grafeno disperso em polímeros, traduzida como tecnologia G2D, disponível em escala industrial e desenvolvido pela Gerdau Graphene, uma companhia da Gerdau Next, o braço de novos negócios da Gerdau.

Lançada no ano passado, essa tecnologia entrega vários benefícios para a cadeia de da maior produtora de aço, entre eles os ganhos nas propriedades mecânicas das embalagens, possibilitando uma redução de 25% na sua espessura, um aumento na resistência das embalagens e uma consequente diminuição de aproximadamente 39% nas perdas durante o processo de empacotamento. Além disso, há redução no consumo de matéria-prima, de energia elétrica e nas emissões de gases de efeito estufa durante a produção do invólucro.

O diretor-executivo da Gerdau Graphene, Alexandre Corrêa, destaca que esse reconhecimento representa um novo marco na história da empresa, trazendo uma grande visibilidade internacional. “A Gerdau Graphene foi fundada com a missão de fornecer ao mercado produtos em escala industrial que proporcionem um claro ganho de performance e sustentabilidade aos nossos clientes. Na cadeia do plástico, como no caso das embalagens da Gerdau, o uso de nossos aditivos com nanomateriais de carbono trazem ganhos claros de custos e performance para a Gerdau, mas ao mesmo tempo entregam uma redução significativa em seu consumo de plástico atuando sobre a sua missão de ter produtos cada vez mais sustentáveis. A premiação da WPO, principal organização internacional do setor, deixa claro que estamos no caminho certo e que a indústria do plástico já reconhece a valor que a adição de grafeno pode ter em sua cadeia produtiva”, afirma o executivo.

A embalagem foi desenvolvida de forma integrada entre as áreas de aços longos da Gerdau e da Gerdau Graphene. O portfólio de pregos da Gerdau é produzido com aço 100% reciclável, proveniente da reciclagem de sucata ferrosa como matéria-prima. A linha abrange oito produtos com diferentes aplicações.

Para se qualificar no Worldstar, as embalagens devem ter recebido um prêmio nacional ou regional reconhecido pela WPO nos últimos dois anos. Somente em 2023, foram registradas mais de 488 inscrições.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Gerdau
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras