Loading...

Notícia

Publicado: 07/06/2018 08:29h

Senai Vitória oferece o primeiro curso técnico em mecatrônica do Estado

Senai Vitória oferece o primeiro curso técnico em mecatrônica do Estado

Atendendo às demandas da Indústria 4.0, sobretudo em inovação tecnológica no campo de automação, controle e tecnologia da informação, o Senai Vitória traz para o Espírito Santo o curso de técnico em mecatrônica. As matrículas estão abertas e seguem até o dia 13 de julho, na unidade de ensino.

Essa é a primeira vez que os capixabas contarão com a oportunidade de aprendizado em uma área que  aumenta a produção e o desempenho, reduz custos e acirra a competitividade do setor industrial, segundo o especialista técnico da divisão de Educação Profissional, Erick Miranda.

“O mercado tem evoluído para essa área, ainda mais com essa onda da indústria 4.0. A nova Diretoria da Findes vislumbrou essa oportunidade e nos deu a incumbência de pensar no desenvolvimento desse curso, verificar a demanda de mercado, e o que percebemos é que, na parte técnica, nós não tínhamos ninguém que a execute aqui no Estado. O que temos é sempre no ensino superior”, pontuou.

Unindo as áreas de mecânica, eletrônica e informática, o curso técnico de mecatrônica prepara o aluno para o desenvolvimento dos sistemas automatizados de manufatura, ou seja, para a criação de máquinas inteligentes controladas por computador que atuarão nos processos industriais, além da parte de implementação e a manutenção das máquinas e equipamentos automatizados.

Entre as áreas de conhecimento estão: fundamentos da eletrotécnica, da mecânica, e da comunicação; acionamento de dispositivos atuadores, processamentos de sinais, gestão da manutenção, implementação de máquinas e equipamentos, manutenção de máquinas e equipamentos, processos de usinagem, desenvolvimento de sistemas automatizados, sistemas automatizados de produção e sistemas lógicos programáveis de manufatura.

Para as turmas do curso de mecatrônica, o Senai Vitória disponibilizará novos equipamentos, mas também aproveitará parte da estrutura já existente para o curso técnico em automação industrial. Miranda destacou os diferenciais da entidade para a nova modalidade.

“O diferencial do Senai é prezar pela prática do aluno, auxiliando-o na compreensão de toda a problemática que encontrará na futura ocupação, além de desenvolver projetos que interagem com o mundo do trabalho e as necessidades da indústria”, pontuou.

O curso técnico de mecatrônica no Senai Vitória será um projeto piloto, mas já há estudos para a implementação em outras regionais. Ao todo são 40 vagas, sendo 20 no turno vespertino, das 13h30 às 17h30, e 20 no noturno, das 18h30 às 22 horas.  A carga horária é de 1.360 horas. A unidade fica na Avenida Beira-Mar, 2235, no bairro Bento Ferreira.



Mercado de trabalho

O leque de oportunidades de trabalho para um técnico em mecatrônica é amplo, já que as atividades desenvolvidas por ele são necessárias em praticamente todo tipo de indústria que utilize máquinas controladas por computador, podendo ser destacadas as automobilísticas e de metalmecânica, fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados e setores eletroeletrônicas. As empresas de economia mista, alguns órgãos públicos, laboratórios de pesquisa e de controle de qualidade também demandam esse tipo de serviço.

Segundo o Guia de Profissões, do Senai Nacional, a média salarial de um técnico em mecatrônica no Brasil é de R$ 3.153,80. A boa notícia é que a remuneração para a categoria no Espírito Santo supera a média nacional, chegando a R$ 3.551,91.

Uma pesquisa elaborada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) indica que o técnico em mecatrônica é uma das nove profissões do futuro. Foram consultadas 402 indústrias de todo o Brasil e a expectativa é de que o mercado esteja em alta pelo menos até 2020.

Existem no Brasil cerca de 12,3 mil profissionais técnicos em mecatrônica registrados nos CREAs, segundo dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).

Matrículas

Os interessados em estudar no Senai e se profissionalizar para o mercado de trabalho no setor industrial devem estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou comprovar a conclusão das atividades escolares.

O candidato deve preencher o requerimento de matrícula e entregar os documentos na secretaria da unidade do Senai escolhida. Para menores de 18 anos, é necessário o acompanhamento de um responsável, portando documento de identificação.

O calendário escolar prevê o início das aulas de 19 de julho de 2018.

Informações podem ser obtidas nas unidades de ensino do SENAI-ES de segunda a sexta-feira das 8h às 20h. Contatos no Senai Vitória devem ser feitos pelo telefone (27) 3334-5200 ou pelo e-mail sac@senai-es.org.br.

Técnico em Mecatrônica
O que faz
- Auxilia engenheiros em projetos, programas, controle, instalação e manutenção de sistemas de automação. Realiza manutenção em robôs industriais e linhas de produção automatizadas.

Onde trabalha
- Em diversas áreas como, por exemplo, a automobilística, eletrônica, mecânica e química.

O que as empresas esperam de você
– Realizar manutenções preditivas, corretivas e preventivas de máquinas, equipamentos industriais, sensores, CLP e sistemas eletrônicos.
– Montar painéis elétricos, eletrônicos e de automação.
– Interpretar esquemas elétricos, desenhos mecânicos, hidráulicos e pneumáticos.
– Inglês básico.
– Informática básica.

Este curso prepara o profissional para…

Projetar, instalar, manter e operar sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, de acordo com os limites legais aplicáveis, cumprindo as normas técnicas, de qualidade, de segurança e saúde e de preservação ambiental.

Participar no desenvolvimento de projetos de máquinas, dispositivos e equipamentos de automação e sistemas robotizados. Realiza manutenção, medições e testes e integrar processos mecânicos e eletrônicos, aplicando programas de computação.


Fonte: Assessoria de imprensa - Sistema Findes
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras