Loading...

Notícia

Publicado: 12/07/2019 13:17h

Bandes disponibiliza recursos para investimento em energia fotovoltaica

Bandes disponibiliza recursos para investimento em energia fotovoltaica

Energia solar é investimento de mais de 25 anos em economia na conta de luz para os empresários

Entre as despesas fixas mensais de uma empresa, a de energia elétrica é a uma das que mais pesa no orçamento do empresário. Uma boa opção para os empreendedores capixabas diminuírem esta conta é o investimento em geração de energia fotovoltaica por meio de recursos do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
 
Os financiamentos do banco capixaba apoiam mecanismos de energia renovável e eficiência energética, como a instalação de placas fotovoltaicas. O investimento é ótima opção para comércios e indústrias, que buscam a redução de custos operacionais, pois é uma economia direta, depois do investimento, que retorna em torno de aproximadamente 4 anos, proporcionando mais de 25 anos de geração de energia, com ótimo custo x benefício, pela independência de energia.
 
Nos últimos anos o Brasil vem aumentando o incentivo para a produção e utilização de energia solar. Para 2019, é previsto um salto de 44% na capacidade instalada de energia solar, segundo informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A busca por formas mais sustentáveis de produção é uma preocupação no mundo inteiro, onde o foco central é o meio ambiente e o consumo consciente e acessível.
 
Como instituição de fomento, cabe ao Bandes buscar soluções contemporâneas, visando introduzir inovações nas áreas de eficiência energética, fontes alternativas de geração de energia e outras atividades que se tornam prioritárias a partir da adoção do conceito de Economia Verde. Do ponto da dimensão ambiental, a Economia Verde é caracterizada pela adoção de sistemas de produção e consumo que preservem os recursos naturais, entre outras ações a utilização de fontes de energia renováveis, pela adoção de medidas que permitam reduzir os níveis de emissão de gases do efeito estufa, além de outros procedimentos que contribuam para a manutenção de ativos ambientais a longo prazo.
 
Compostos pelas placas solares e demais equipamentos do kit de energia solar, esses sistemas transformam a luz do sol em energia elétrica e podem suprir todo o consumo de um comércio ou empresa, garantindo uma economia de até 95% na conta de luz.
 
Para isso, os sistemas operam em conjunto com a rede da distribuidora e utilizam as regras do segmento de geração distribuída criado naquele ano pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) através de sua Resolução Normativa 482, que criou o sistema de créditos energéticos.
 
Neste, toda energia gerada em excesso pelo sistema é injetada na rede elétrica e emprestada à distribuidora, que a devolve ao consumidor na forma de créditos usados por ele para abater do que consumiu da rede nos períodos em que seu sistema não está gerando, ou seja, à noite.
 
Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras