Notícias - ArcelorMittal

Publicado 05/09/2013

Catadores de caranguejo vão ganhar nova sede no município de Serra

Catadores de caranguejo vão ganhar nova sede no município de Serra

Catadores de caranguejo do município de Serra ganharão um novo espaço para comercialização do crustáceo e de frutos do mar: a sede da Associação de Catadores de Caranguejo Mato Verde (Acamave) – a Casa do Caranguejo. A inauguração será na próxima sexta-feira, dia 6 de setembro, às 9 horas (rua do Campo, s/nº, Carapina Grande).

Construída com recursos financeiros da ArcelorMittal Tubarão em um terreno doado pela Prefeitura de Serra, no bairro Carapina Grande, a sede funcionará como espaço de encontros e reuniões dos trabalhadores. O local também beneficiará o comércio de marisco e a diversificação na oferta para aumentar a renda dos catadores.

Com perspectiva de se tornar uma referência para a venda do crustáceo no município e mais um foco de multiplicação do conceito de economia solidária no município de Serra, o espaço contribuirá, ainda, para a capacitação profissional dos catadores e de seus familiares.

A Acamave conta com 26 associados e, somados seus familiares, abrange 120 pessoas que vivem da cata e da comercialização do Caranguejo Uçá. Com a inauguração da sede também espera-se ajudar na compensação financeira da renda dos associados em dois momentos que permanecem sem trabalhar: período da Andada do Caranguejo (período de reprodução compreendido em uma semana dos meses de janeiro a abril) e Defeso do Caranguejo (troca do casco, que compreende outubro a novembro).