Notícias - ArcelorMittal

Publicado 04/09/2019

ArcelorMittal apresenta novas aplicações de produtos na Exposibram

ArcelorMittal apresenta novas aplicações de produtos na Exposibram

Estande será representado pelas unidades do Grupo: Mineração no Brasil, Belgo Bekaert Arames e ArcelorMittal Projects

A ArcelorMittal participará da Expo e Congresso Brasileiro de Mineração 2019 (Exposibram), uma das maiores exposições de mineração da América Latina, com um estande e como patrocinadora ‘Bronze’ do evento. No espaço da ArcelorMittal estarão representadas três unidades do grupo: ArcelorMittal Mineração no Brasil, Belgo Bekaert Arames e ArcelorMittal Projects (desenvolvedora de soluções e novos mercados).

A Exposibram, realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), acontecerá de 9 a 12 de setembro, no centro de exposições Expominas, em Belo Horizonte.

No estande da ArcelorMittal, além da apresentação institucional da Mineração no Brasil, os visitantes poderão conhecer novas aplicações de produtos da Belgo Bekaert Arames (BBA) e da ArcelorMittal Projects desenvolvidas especialmente para a indústria da mineração. Dois produtos serão apresentados de maneira destacada: a Belgo Protec, estruturas de cercamento de áreas de risco e proteção de equipamentos, desenvolvida pela Belgo Bekaert Arames; e as estacas prancha utilizadas na construção de sistemas de contenção de solo e água, da ArcelorMittal Projects.

As estacas prancha podem ser aplicadas, com vantagens, em todos os sistemas de contenção de solo ou de água que, na América Latina, ainda são tradicionalmente estruturados em concreto armado. As estacas prancha são grandes peças em aço interconectáveis e modulares que são a base para a montagem de qualquer sistema de contenção, aplicáveis em obras portuárias, trincheiras ou passagens inferiores em estruturas rodoviárias, contenção de valas e taludes, entre outros.

Na atividade mineradora, são inúmeras as suas aplicações já que esta indústria demanda uma série de obras de contenção de solo e água. Entre as vantagens de seu emprego estão a rapidez da montagem, a exigência de pouca mão-de-obra em relação aos sistemas tradicionais, a limpeza do canteiro de obras, a baixa geração de resíduos e a possibilidade de opção pelo sistema de aluguel para estruturas não perenes e obras temporárias.

Já a Belgo Protec são barreiras físicas utilizadas lateralmente nos sistemas de correias transportadoras, que protegem os trabalhadores. A existência de barreiras físicas em torno de transportadores de correias é uma exigência da Norma Regulamentadora 12 (NR 12) de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

A desenvolvedora da solução de proteção, Belgo Bekaert Arames, oferece ainda equipe para projetos, assistência técnica e consultoria. A Belgo Protec são paredes gradeadas compostas de módulos estruturados em arame galvanizado e revestido em poliéster através de pintura eletrostática, totalmente adequada à NR12.



Fonte: Assessoria de Imprensa ArcelorMittal