Notícias - Vale

Publicado 05/10/2020

VLI, em parceria com a Vale, abre inscrições para novo desafio de inovação aberta

VLI, em parceria com a Vale, abre inscrições para novo desafio de inovação aberta

A VLI, empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos, por meio do Inova VLI - programa de inovação aberta da companhia - abriu inscrições e convida empreendedores e startups do Brasil para uma nova missão: como será o PCM do futuro? Dessa vez, além da aceleradora corporativa Neo Ventures, o programa conta com a parceria da Vale. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 11 de outubro pelo site https://inovavli.com.br/desafio/.

O programa busca projetos e ferramentas que tornem mais dinâmicas as tarefas do Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) e aumentem a qualidade das análises. Um PCM é responsável por gerenciar todos os serviços de manutenção de uma empresa. O que inclui os custos, o tempo entre falhas, as condições nas quais se encontram os equipamentos, o planejamento e qual tipo de manutenção deve ser aplicada. Trata-se de uma função relevante para as operações da VLI e da Vale, que estão buscando soluções para problemas complexos utilizando formas inovadoras, colaborativas e inclusivas. Um dos objetivos é promover a aprendizagem conjunta e desenvolver o ecossistema de inovação de forma a contribuir para o progresso social nas regiões onde operam. VLI e Vale veem uma grande oportunidade de colaborar neste desafio estabelecendo uma parceria na avaliação dos projetos e nas lições aprendidas durante o processo para acelerar essa transformação.

A VLI acredita e busca a transformação da logística do Brasil e para construir esse legado inspirador, investe em inovação. Recentemente, a proposta da empresa de se reinventar e inovar foi reconhecida nacionalmente em duas oportunidades. A VLI conquistou o Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, na categoria “Transportes e Logística” e também passou a integrar o grupo de 100 empresas líderes em inovação aberta no país, TOP 100 Open Corps, segundo o ranking divulgado pela 100 Open Startups, plataforma voltada a promover a evolução contínua do ecossistema digital brasileiro por meio da conexão entre startups e grandes corporações.

A Vale investe em inovação para garantir a segurança das pessoas, fomentar o desenvolvimento sustentável e criar novas soluções para a mineração, utilizando formas de trabalho ágeis, digitais e colaborativas. A empresa vem dando impulso à inovação aberta com o objetivo de acelerar o ecossistema de inovação cocriando novas soluções de forma colaborativa, dando escala a resultados de negócio e criando valor compartilhado com a sociedade por meio da conexão com atores externos. Este ano, a Vale foi reconhecida com o Prêmio Valor Inovação Brasil 2020 na categoria “Mineração, Siderurgia e Metalurgia”.

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Sobre a Vale
A Vale é uma mineradora global que tem como missão transformar recursos
naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável. Uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel, tem sede no Rio de Janeiro e está presente em cinco continentes. Opera sistemas logísticos integrados, com cerca de 2 mil quilômetros de ferrovias, terminais marítimos e 10 portos, entre Brasil, Indonésia, Malásia e Omã. A Vale trabalha para ser reconhecida como uma das mineradoras mais seguras do mundo e está comprometida com os mais altos níveis de governança, buscando ampliar o engajamento com os acionistas e demais stakeholders e investindo na mitigação dos efeitos de suas atividades. O objetivo é manter uma gestão transparente, contribuindo ativamente para os avanços relacionados ao meio ambiente, à biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável.

Sobre a Neo Ventures
A Neo Ventures é uma aceleradora corporativa que desenvolve e executa projetos para grandes empresas, governos e ambientes de inovação, cujos representantes acreditam que as parcerias com startups e centros de tecnologia são diferenciais competitivos para a sobrevivência e transformação das suas instituições. Saiba mais em neoventures.global.



Fonte: neo Ventures