Loading...

Notícia

Publicado: 10/06/2017 00:00h

Vale reestrutura seus investimentos em geração de energia

Vale reestrutura seus investimentos em geração de energia

A Vale informa que celebrou acordos com a CEMIG Geração e Transmissão S.A. (CEMIG GT) para a venda de 49% de sua participação de 9% no capital da Norte Energia S.A. (Norte Energia), empresa responsável pela construção, operação e exploração da usina hidrelétrica de Belo Monte (Belo Monte), e para a formação de uma joint venture constituída por ativos de geração de energia.

Com esse objetivo, foram criados dois veículos distintos para abrigar projetos e ativos de geração de energia. No primeiro, Aliança Norte Energia Participações S/A, Vale deterá 51% do capital, resultante do aporte de sua participação atual de 9% do capital total da Norte Energia e posterior venda de 49% do capital desse veículo - equivalente a 4,41% do capital total da Norte Energia - para a CEMIG GT por aproximadamente R$ 206 milhões. Como resultado, a Vale deixará de prestar parte das garantias associadas à estrutura de financiamento do projeto Belo Monte.

O segundo veículo, Aliança Geração de Energia S/A, será constituído por Vale e CEMIG GT mediante o aporte de suas participações nos seguintes ativos de geração de energia: Porto Estrela, Igarapava, Funil, Capim Branco I e II, Aimorés e Candonga. Tais usinas possuem 1.158 MW de capacidade instalada atribuível e energia assegurada de 652 MW médios. Vale e CEMIG GT deterão, respectivamente, 55% e 45% do capital total desta nova empresa. O fornecimento de energia elétrica para operações da Vale será assegurado por contrato de longo prazo.

A transação está sujeita às aprovações regulatórias e demais condições precedentes costumeiras em transações com essas características. Os valores finais dessas operações estão sujeitos a determinados ajustes, de acordo com os termos e condições estabelecidos nos acordos de investimento.

A transação é consistente com a estratégia da Vale de maximização de valor para os acionistas, na medida em que proporciona diminuição do dispêndio de capital em investimentos relacionados a ativos non-core e aumenta a flexibilidade para gestão destes ativos no futuro.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras