Loading...

Notícia

Publicado: 08/02/2018 11:23h

Vale promove campanha de segurança na Ferrovia Vitória a Minas durante Carnaval

Vale promove campanha de segurança na Ferrovia Vitória a Minas durante Carnaval
Durante os dias 7 e 8 de fevereiro, a Vale promoverá uma nova edição da campanha educativa de segurança ferroviária ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A iniciativa tem como objetivo reforçar a importância de se adotar comportamentos e atitudes seguras nas proximidades da linha férrea, em especial no período do Carnaval que, por ser feriado festivo, sempre apresenta fluxo maior de pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de automóveis.

Dentre as ações que serão realizadas ao longo do trecho está a distribuição de panfletos educativos com orientações importantes sobre o tema e sobre os cuidados que devem ser observados em locais onde há circulação de trens.

Questões como travessia irregular de pessoas e de veículos sobre a linha serão o foco das sensibilizações junto ao público. A ação irá acontecer nas cidades de Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Santana do Paraíso, Timóteo, Coronel Fabriciano e Itabira, em Minas Gerais, e em Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo.

Em Governador Valadares e Aimorés teremos ainda uma 'bateria' de escola de samba que vai entoar o samba enredo da segurança durante as blitzen educativas nas passagens de nível.

Em situações de risco próximo à ferrovia, de dúvidas ou contato, ligue Alô Ferrovias 0800 285 7000

Dicas de segurança
- Pare, olhe e escute: motoristas, ciclistas e pedestres devem atentar para a sinalização quando estiverem perto da linha de trem;

- Não estacione perto da linha de trem;

- Não pegue carona no trem;

- Não pule entre os vagões mesmo se ele estiver parado;

- Não brinque e nem descanse na linha férrea;

- Não jogue pedra, ou qualquer outro objeto, no trem;

- Não descarte lixo na ferrovia;

- Cuidado com redes de alta tensão próximas às linhas de trem;

Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas
Considerada a ferrovia mais produtiva do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta cerca de 40% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 60 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros.

Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança. Em 2014, toda a frota de passageiros da Vitória a Minas foi renovada, colocando carros mais modernos e confortáveis à disposição das pessoas que utilizam o transporte ferroviário diariamente.

Com o passar dos anos, as operações da EFVM foram modernizadas para aumentar a eficiência tanto operacional quanto energética, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano.

Blitzen educativas em passagens em nível (locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as estradas), divulgação de dicas de segurança em rádios e jornais, visitas de autoescolas às áreas da Vale e jogos educativos nas comunidades fazem parte das atividades. Além disso, empregados da mineradora que atuam na operação ferroviária realizam palestras mensais em escolas de ensino fundamental e médio situadas ao longo do trecho com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência segura e harmônica com a ferrovia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras