Loading...

Notícia

Publicado: 30/10/2018 20:02h

Vale patrocina filme sobre aventura de Roosevelt e Rondon pela selva amazônica

Vale patrocina filme sobre aventura de Roosevelt e Rondon pela selva amazônica

O documentário "Rio da Dúvida" inclui cenas inéditas do Museu Nacional, filmadas antes do incêndio no local

A expedição do ex-presidente americano Theodore Roosevelt e Cândido Rondon entre 1913 e 1914 pelo coração da selva amazônica virou tema do documentário "Rio da Dúvida", que conta com patrocínio da Vale, via Lei Rouanet. 

A produção, dirigida por Joel Pizzin, teve parte das gravações feitas no Museu Nacional, no final de 2017, principalmente no acervo de taxidermia, para onde Rondon, que na época era coronel, destinava grande parte dos materiais recolhidos em sua expedição. 

Trata-se de um registro histórico e inédito do Museu e das expedições brasileiras que ocorreram no século passado. Na coleção, considerada a mais importante do mundo na área, estavam plumárias e flechas que foram completamente perdidas no incêndio em setembro.

O filme estreia no próximo dia 27/10 na Mostra Internacional de São Paulo, e depois será exibido no Rio de Janeiro, já que é um dos selecionados para o Festival do Rio. Para ficar pronto a tempo de participar das mostras, "Rio da Dúvida" contou com um patrocínio adicional da Vale na sua finalização, além do apoio da mineradora à produção. 

Para a Vale, apoiar a produção do filme é poder compartilhar esta importante história com as gerações. "E também poder eternizar parte do acervo perdido do Museu Nacional, por meio das cenas gravadas contendo documentos e materiais coletados pela expedição de Rondon", explica Christiana Saldanha, gerente de Patrocínios da Vale.

O "Rio da Dúvida" aborda a passagem pelo Brasil de Theodore Roosevelt, que havia sido duas vezes presidente dos Estados Unidos. Desiludido da política, Roosevelt, que já tinha o costume de fazer viagens de caça à África, escolhe o Brasil para sua próxima aventura:  percorrer o Rio Amazonas. Rondon, eleito para acompanhá-lo, propõe uma nota rota, o mapeamento de um rio turbulento e sinuoso no coração da selva amazônica.

Surgiu assim a Expedição Roosevelt-Rondon, cujo comando seria dividido entre o ex-presidente americano e o então coronel Cândido Rondon, o maior desbravador do interior do Brasil. No elenco, nomes como Rodolfo Vaz, Xando Graça e André Guerreiro Lopes dão vida à trama, que foi filmada 100 anos depois do início da expedição. Clique aqui para baixar o pressbook do filme.

Para mais informações, acesse rondonriodaduvida.com


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras