Notícias - Vale

Publicado 05/01/2019

Vale Música abre inscrições para novos alunos

Vale Música abre inscrições para novos alunos

Podem se inscrever crianças entre sete e nove anos, estudantes da rede pública ou bolsista de escolas privadas

O Vale Música abre inscrições para novos alunos ingressarem no projeto a partir de 2019. As inscrições são gratuitas e presenciais, no período de 2 a 15 de janeiro, na sede da Fundação Amazônica ( FAM), realizadora e patrocínio da Vale por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Podem se inscrever no programa, crianças com idade entre sete e nove anos e que sejam alunos da rede pública de ensino ou bolsista de escolas particulares da Grande Belém. Não é necessário que a criança tenha iniciação musical ou saiba tocar instrumento musical.  As inscrições devem ser feitas na FAM, localizada na Av. Magalhães Barata, 1022, entre 14 de Abril e Castelo Branco.

Os horários para realizar as inscrições são de 9 horas às 11 horas e de 15 horas às 17 horas. Também não é necessário levar a criança no ato da inscrição, basta levar os documentos exigidos da criança,  pais ou responsável legal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3347-0505.

Após se inscrever no Vale Música, as crianças fazem um teste de coordenação motora, no qual será observado sua movimentação corporal e percepção musical. "Não é necessário a criança já saber tocar um instrumento para efetuar a inscrição, o teste é realizado apenas para sabermos se a criança está apta corporalmente e se manifesta interesse pela música", explica Izabel Boulhosa, coordenadora do Vale Música.

As aulas iniciam em fevereiro e o primeiro passo para os novos alunos é participar do Coral Infantojuvenil Vale Música, seguida do Grupo de Flauta Doce Vale Música, quando iniciam as aulas de musicalização.

No ato da inscrição, é necessário levar os seguintes documentos:
Da criança:
Cópia RG
Cópia CPF
Comprovante de matrícula em escola pública ou, para a criança que é bolsista em escola particular, comprovante de aluno bolsista
Foto 3x4 atual da criança.

Dos pais ou responsável legal:
Cópia RG, cópia CPF
Cópia PIS/PASEP
Comprovante de residência atual

Sobre o Coral Vale Música
O coral infantojuvenil tem repertório eclético, variando do clássico ao popular e inclui músicas em espanhol, inglês, francês, japonês, latim, italiano e português. É regido pela professora  Eliane Fonseca.  O grupo tem se apresentado em grandes eventos em Belém, com destaque para as apresentações no Círio de Nazaré; na Cerimônia dos 100 anos da Imigração Japonesa ao Brasil e como convidados em apresentações especiais no Theatro da Paz, entre outros.

As crianças e adolescentes do Coral Vale Música integram o elenco da Ópera Infanto-Juvenil "O Viajante das Lendas Amazônicas", apresentada no Pará em Belém (Teatro da Paz) e no Ginásio Poliesportivo de Marabá, assim como no Palácio das Artes, em Belo Horizonte-MG, no Teatro Nacional de Brasília e no Municipal do Rio de Janeiro.

Dentro do programa, há vários estágios e etapas de aprendizagem, como o Coral Infanto-Juvenil, o Conjunto de Flauta Doce; o Grupo  Gito de Percussão, a Banda Sinfônica; o Grupo de Percussão de Câmara, a Orquestra de Violinos, além da Orquestra Jovem Vale Música.

O Programa Vale Música é realizado pela FAM, desde 2004 e, atualmente conta com o patrocínio da Vale, via Lei Rouanet. Completamente gratuito, o Programa atende a mais de 250 crianças e jovens, da rede pública de ensino de Belém e Região Metropolitana e, tem como objetivo o ensino da música, dando a eles a oportunidade de acesso à cultura musical e à futura profissionalização.



Fonte: Assessoria de Imprensa Vale