Notícias - Vale

Publicado 21/09/2020

Vale lança websérie "Mineração Por Elas", sobre participação feminina na empresa

Vale lança websérie
Para mostrar que há espaço para as mulheres na mineração, desde a operação em campo até a liderança, a Vale lança a websérie "Mineração por Elas". Idealizada e produzida por mulheres, a obra contempla seis episódios de vídeos de curta duração que trazem, de maneira mais intimista, narrativas sobre vida pessoal, rotina e trajetória de algumas empregadas da empresa. O primeiro episódio já está no ar e o segundo foi lançado no dia, 08/09.

As personagens da série representam histórias de muitas outras mulheres que trabalham na Vale e mostram como tem sido possível - e muito bem-sucedida - a presença feminina em áreas técnicas, operacionais e de gestão de uma das maiores mineradoras do mundo. No ano passado a Vale estabeleceu a meta dobrar sua força de trabalho feminina até 2030, passando de 13% para 26%. Um dos objetivos da websérie, além de valorizar as empregadas que já atuam na empresa, é inspirar ainda mais mulheres a construir carreira na mineração.


Clique e assista ao segundo episódio da websérie

O episódio lançado nas redes sociais da empresa traz as rotinas de Michelle Almeida (moça de convés), Thaís Araujo (eletricista nas usinas de pelotização) e Débora Mendonça (gestora ambiental), da Vale no Espírito Santo. As personagens do episódio de estreia, veiculado no final de agosto, são Marcely Lima (maquinista de pátio e capitã de segurança), Claudia Mendes (gerente de operação) e Jéssica Santos (técnica de operação portuária), da Vale no Maranhão. A produção tem como pano de fundo todas as regiões do Brasil onde a Vale atua e, no final, a série contará com um episódio global, previsto para ir ao ar em novembro, com representação de empregadas da Vale em outros países, como Canadá, Indonésia, Omã e Suíça.

Todos os episódios serão lançados pela internet, nos perfis da Vale no Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin. Os vídeos, informações complementares sobre as personagens e perfis de outras empregadas da empresa também ficarão disponíveis na página Mineração Por Elas, no site da Vale. Lá vai ser possível, ainda, entender melhor o que faz uma operadora de britador móvel e acessar depoimentos de empregadas de diversos níveis hierárquicos.

A websérie foi produzida durante a pandemia e seguiu todas as recomendações de prevenção e distanciamento social. Quase todas as imagens tiveram captação remota e, muitas vezes, foram filmadas pelas próprias personagens. O trabalho foi idealizado e realizado pela equipe de comunicação da Vale em parceria com a 4 Asas Produções.

Assista aqui ao primeiro episódio.

Saiba mais em www.vale.com/mineracaoporelas.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale