Loading...

Notícia

Publicado: 17/08/2020 14:40h

Vale lança programa inovador com fornecedores para fomentar o desenvolvimento social das comunidades onde atua

Vale lança programa inovador com fornecedores para fomentar o desenvolvimento social das comunidades onde atua
Novo índice guiará empresa na contratação de parceiros com maior contribuição socioeconômica; programa englobará de início cerca de R$ 730 mi em compras

A Vale está lançando o Programa Partilhar, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento social das comunidades onde atua em parceria com sua cadeia de suprimentos. Utilizando uma metodologia inovadora, a Vale identificará os fornecedores com maior contribuição socioeconômica para cada região e os priorizará nos processos de contratação. Além disso, oferecerá um cardápio de incentivos voltado para a capacitação e aumento da competitividade dessas empresas. 

O Programa Partilhar conta com a participação de diferentes áreas da empresa e será implantado de forma gradativa. No primeiro ciclo, de julho a dezembro, serão contempladas 11 categorias de compras - como serviços de infraestrutura, construção e engenharia, peças para processamento mineral e frete de transporte terrestre. O volume potencial inicialmente mapeado supera R$ 730 milhões em contratações. Em 2021 o programa será expandido para outras categorias.

Índice de Valor na Comunidade

Em seus processos de contratação de serviços e materiais, a Vale analisa atualmente o preço oferecido e a capacidade técnica do fornecedor. Nas categorias incluídas no Programa Partilhar será analisado também o Índice de Valor na Comunidade (IVC), um indicador criado pela empresa que reflete a contribuição socioeconômica dos fornecedores para as comunidades. Uma pontuação alta no IVC será um diferencial para o fornecedor na concorrência.

Os indicadores que compõem o IVC foram definidos com os seguintes objetivos:
. Incentivar a geração sustentável de postos de trabalho nas comunidades onde a Vale opera;
. Incrementar a renda de trabalhadores da região, valorizando a mão de obra na cadeia de mineração;
. Fomentar as compras locais, gerando novas oportunidades de negócios;
. Estimular o aumento da arrecadação de impostos na região;
. Incentivar a aplicação de recursos em investimento social voluntário visando ao bem-estar da comunidade local.

A metodologia do IVC é baseada em critérios objetivos, com divulgação aos participantes de forma transparente. O processo de certificação é gratuito para os fornecedores, feito por uma empresa independente, com garantia da proteção dos dados.

O IVC analisa cinco fatores relacionados a contribuição de cada fornecedor em cada região:
. Emprego: número de postos de trabalho mantidos ativos na região;
. Renda e salário: somatório da remuneração bruta anual dos colaboradores;
. Compras locais: total de gastos em produtos e serviços na localidade;
. Impostos: valor total recolhido em ISS e ICMS;
. Investimento social voluntário: somatório de investimentos em iniciativas sociais visando o bem-comum da comunidade.

Cardápio de incentivos

A Vale vai oferecer aos fornecedores um cardápio de incentivos voltados para a capacitação e o aumento de competitividade. Mesmo os que ainda não tenham contratos em vigor com a empresa poderão participar. Entre as facilidades planejadas estão: treinamentos para funcionários das empresas parceiras, condições financeiras diferenciadas e ferramentas facilitadoras de negócios.

A prioridade para receber os incentivos será dada aos fornecedores com base numa combinação do IVC mais alto com o menor faturamento anual. A ideia é recompensar e apoiar as empresas que mais invistam na comunidade, dando foco a fornecedores de pequeno porte.

Nas últimas semanas, a Vale iniciou o processo de certificação com os fornecedores do primeiro ciclo, convidando para adesão ao programa e compartilhando as informações referentes ao cálculo e aplicação do IVC. Os processos de contratação de agosto já contarão com a aplicação da nova metodologia.

Inovação, parceria e desenvolvimento social

O diretor de Suprimentos, Marco Braga, destaca a inovação representada pelo programa: "Criamos uma metodologia pioneira no Brasil para medir a contribuição da nossa cadeia de suprimentos para as comunidades, estabelecendo uma parceria em que Vale, fornecedores e comunidade serão beneficiados. Estamos também oferecendo incentivos que irão potencializar o impacto positivo do setor mineral para o desenvolvimento do país".

O diretor de Sustentabilidade e Investimento Social, Hugo Barreto, afirma que o programa reforça o novo pacto que a Vale quer estabelecer com a sociedade: "Estamos indo além de nossas obrigações, como impostos e projetos sociais, para nos tornarmos um facilitador do desenvolvimento nas áreas em que atuamos, gerando um impacto positivo nos territórios".


Fonte: Sala de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras