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Publicado: 26/03/2020 00:00h

Vale instala 81 câmeras térmicas nas portarias para identificar pessoas com sintoma de Covid-19

Vale instala 81 câmeras térmicas nas portarias para identificar pessoas com sintoma de Covid-19

Empresa está adotando dois tipos de equipamentos para detectar alta temperatura corporal; investimento é de R$ 7,5 milhões

A Vale vai instalar nas próximas semanas 81 câmeras térmicas nas portarias de suas unidades em quatro estados (MG, PA, ES e MA) com o objetivo de identificar pessoas que estejam com alta temperatura corporal, um dos sintomas do novo Coronavírus (Covid-19). Os empregados ou visitantes que apresentarem esse sinal não terão a entrada autorizada e serão abordados por um profissional capacitado da Vale, que irá prestar informações sobre a doença e encaminhá-los para casa ou para uma unidade de saúde.

As câmeras estão sendo importadas da China e da Suécia. O valor investido é de R$ 7,5 milhões. O primeiro lote de equipamentos chega até o final de março a Belo Horizonte, de onde será distribuído para os demais estados. O segundo lote chega em meados de abril.

Serão instalados dois tipos de câmera. As do primeiro lote são idênticas aos modelos usados em aeroportos de várias cidades do mundo, como Dubai, Moscou e Kuala Lumpur. Elas ficarão posicionadas sobre um tripé nas portarias das unidades da Vale. Todos os empregados e visitantes passarão em frente ao equipamento e terão sua temperatura corporal medida a partir do duto lacrimal.

Já as câmeras do segundo lote ficarão posicionadas num ponto fixo na entrada da portaria, como equipamentos de vigilância comuns, e filmarão um grupo de pessoas. Com o uso de Inteligência Artificial, a câmera faz uma busca por diversos pontos do rosto dessas pessoas e identifica qual é o mais preciso para se fazer a medição da temperatura no momento.
Em ambas as câmeras a leitura dura em torno de dois segundos e a margem de erro é de 0,5 grau centígrado.

Reforço à prevenção

A Vale vem tomando todas as medidas necessárias para reforçar a prevenção do Covid-19 em seus locais de trabalho e nas localidades onde está presente. A empresa tem focado em reduzir a presença do efetivo administrativo e operacional nas unidades, de forma a manter apenas os serviços essenciais.

Além do trabalho remoto adotado desde 16/3 para empregados cujas funções são elegíveis a home office e para empregados dos grupos de risco, conforme orientação do Ministério da Saúde, a empresa colocou em prática uma série de ações preventivas e proativas para evitar aglomeração, como redução da quantidade de pessoas nas portarias, nos ônibus e nos restaurantes.

A Vale reforça que está em conformidade com os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades e agências de cada um dos países em que opera e está monitorando o desenvolvimento da situação.

Vale atualiza sobre ações preventivas em relação ao Coronavírus no Espírito Santo

Nas portarias, há restrição de acesso, mantendo a entrada apenas de fornecedores considerados essenciais (alimentação, água, transportes, entre outros) e triagem dos empregados, que devem responder, ainda em casa, a um questionário que identifica algum possível sintoma. Na Unidade Tubarão, as pessoas que usam as portarias passam por um sistema de medição da temperatura corporal, sem necessidade de contato físico. Em caso de qualquer sintoma no check list prévio ou na aferição automática de temperatura, a pessoa recebe orientação médica imediata para que não tenha contato com os demais trabalhadores. Empregados com sintomas gripais recebem recomendação para ficar em casa por 14 dias.

A Vale também está aumentando a frota de ônibus para reduzir a lotação e viabilizar o espaçamento adequado entre as pessoas. Os veículos são mantidos com a circulação de ar aberta e recebem reforço na limpeza diária com desinfetantes e maior fiscalização sobre a higienização.

Nos restaurantes, a Vale adotou medidas para aumentar o distanciamento social, com marcação de mesas para orientar a ocupação, além de reforço de limpeza de mesas e distribuição de marmitas e talheres descartáveis, de forma a evitar possíveis focos de contaminação nos utensílios.

Com a substituição do trabalho presencial pelo home office, diversos prédios administrativos foram fechados, reduzindo ambientes de aglomeração e facilitando o deslocamento de equipes de limpeza. Protocolos de limpeza e desinfecção seguem recomendações técnicas.

A Vale mantém constante contato com as empresas fornecedoras para reforçar as orientações de prevenção e garantir a segurança de todos. A empresa também anunciou, nesta última terça-feira (24), uma série de medidas de suporte para seus fornecedores durante a crise provocada pela epidemia do Coronavírus. A estimativa é que a empresa injete cerca de R$ 160 milhões na economia nos próximos dias somente com a antecipação de pagamentos para pequenas e médias empresas.

Os ativos socioculturais, como Parque Botânico, Museu Vale e Reserva Natural Vale estão com as atividades suspensas desde o último dia 16.


Fonte: Comunicação Vale
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