Loading...

Notícia

Publicado: 10/06/2017 00:00h

Vale e Fundação Vale lançam concurso de curtas-metragens na Estrada de Ferro Vitória a Minas

Vale e Fundação Vale lançam concurso de curtas-metragens na Estrada de Ferro Vitória a Minas

Entre os dias 1 e 30 de setembro deste ano, a Fundação Vale e a Vale estarão com inscrições abertas para o concurso de histórias do projeto Curta Vitória a Minas, iniciativa que dará a moradores de 15 municípios vizinhos à ferrovia a oportunidade de transformar, em vídeo, histórias reais ou fictícias sobre fatos curiosos e personagens marcantes das suas respectivas cidades. A proposta é contribuir para o fortalecimento territorial e comunitário dessas localidades a partir do registro de sua memória, dos seus costumes, hábitos, lendas e peculiaridades.

Em sua primeira edição, o projeto Curta Vitória a Minas irá contemplar moradores dos municípios de Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo; e Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Belo Oriente, Antônio Dias, Santana do Paraíso e Nova Era, em Minas Gerais. Poderão participar da iniciativa quaisquer pessoas com idades acima de 18 anos que residam em uma das cidades contempladas pela iniciativa que tenham uma boa história para contar e que demonstrem interesse pela área de audiovisual. Não é necessário comprovar experiência anterior na atividade.

A seleção das histórias de autoria dos moradores será realizada por uma comissão de especialistas na atividade audiovisual. Ao todo, serão selecionados 15 textos, um de cada município contemplado, além de outras 15 histórias suplentes, levando em consideração o grau de originalidade do texto e o interesse gerado pelo tema. Cada curta-metragem deverá ter, no máximo, 12 minutos.

Formação básica

Como parte do Curta Vitória a Minas, a Vale e a Fundação Vale irão oferecer um curso de formação básica em audiovisual para os autores que tiverem as suas histórias selecionadas pela comissão julgadora. Com duração de 15 dias, a capacitação será realizada em Ibiraçu, no Espírito Santo, entre os dias 16 e 29 de novembro de 2014, e os autores serão convidados pela própria organização do concurso para participarem do treinamento.

A participação no curso de formação será obrigatória para os selecionados, além de ser requisito necessário para a realização dos curtas-metragens propostos em cada texto.

Após a participação no curso de formação básica, cada selecionado retornará a sua cidade de origem e terá até fevereiro de 2015 para realizar a captação das imagens, a partir do roteiro desenvolvido no curso. Feito isso, os participantes terão até março do ano que vem para finalizar os vídeos, etapa que será realizada nas produtoras regionais contratadas pela organização do Curta Vitória a Minas. Nessa fase, os participantes terão, à disposição, equipamentos de edição digital para finalizarem os seus respectivos vídeos e serão acompanhados por profissionais especializados na área.

Na etapa seguinte, os filmes serão exibidos em sessões abertas e gratuitas em uma tela de cinema montada em ruas e praças das cidades participantes. As obras também farão parte da programação das tevês do Trem de Passageiros da Vitória a Minas e integrarão um coletânea de DVDs a ser distribuída gratuitamente para escolas, bibliotecas públicas, cineclubes, pontos de cultura e outras instituições sociais.

Inscrições

As inscrições para o Curta Vitória a Minas poderão ser feitas pelo sitewww.curtavitoriaaminas.com.br, onde também é possível encontrar o regulamento do concurso. No ato da inscrição, o candidato deverá anexar cópia da Carteira de Identidade, do CPF, além de comprovante de residência atual em nome do autor da história. Cada pessoa poderá concorrer com mais de uma história, sendo que apenas uma será selecionada. Não serão permitidas inscrições que contenham mais de um autor por história.

Para aqueles que preferirem os meios tradicionais, também será possível efetuar a inscrição pelos Correios. Nesse caso, será preciso imprimir a ficha de inscrição disponível no site e enviá-la preenchida, junto com cópia da Carteira de Identidade, CPF e um comprovante de residência atual em nome do autor da história para a organização do Curta Vitória a Minas (Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570, Jardim da Penha, Vitória / ES, CEP 29060-720).

Os interessados em participar do concurso, mas que não tiverem comprovante de residência atual em nome próprio, terão de providenciar uma declaração emitida pelo proprietário do imóvel no qual reside. É obrigatório que o documento seja registrado em cartório. Tanto o comprovante, quanto a declaração, devem ser enviados com a ficha de inscrição para a coordenação do concurso. Já para quem reside em imóvel alugado, é necessário enviar uma cópia do contrato de aluguel junto com a inscrição, desde que no contrato conste o nome do autor da história como inquilino.

Serviço
Inscrições para o Projeto Curta Vitória a Minas

Quando: entre 1 e 30 de setembro de 2014
Onde: Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo; e Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Belo Oriente, Antônio Dias, Santana do Paraíso e Nova Era, em Minas Gerais
Mais informações: producao@curtavitoriaaminas.com.br, (27) 3327-6999 ouwww.curtavitoriaaminas.com.br


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras