Loading...

Notícia

Publicado: 12/05/2017 16:35h

Vale e Fundação Vale irão premiar projetos sociais com até R$ 30 mil

Vale e Fundação Vale irão premiar projetos sociais com até R$ 30 mil

A Vale e a Fundação Vale lançam, nesta sexta-feira, dia 12 de maio, em Governador Valadares (MG), o Edital Reconhecer 2017, iniciativa que irá selecionar e apoiar, com recursos financeiros, instituições interessadas em desenvolver projetos sociais em temas relacionados à Geração de Trabalho e Renda, Educação e Saúde e que estejam localizadas no Espírito Santo e em Minas Gerais. No ES, poderão participar entidades situadas nos municípios de Aracruz, Baixo Guandu, Cariacica, Colatina, Fundão, Ibiraçu e João Neiva. Já em Minas Gerais, nas cidades de Aimorés, Antônio Dias, Barão de Cocais, Belo Oriente, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itueta e João Monlevade, Naque, Nova Era, Periquito, Resplendor, Rio Piracicaba, Sabará, Santa Bárbara, Santana do Paraiso, São Gonçalo do Rio Abaixo, Timóteo, Tumiritinga. É preciso que as instituições participantes estejam localizadas ou tenham atuação comprovada nos municípios mencionados. As inscrições terão início no dia 29 de maio e se estenderão até o dia 1º de julho. 

O edital será aberto à participação de projetos inéditos, ou de novas edições de iniciativas já existentes, desde que obedeçam aos critérios previstos no edital e que sejam desenvolvidos por pessoas jurídicas privadas, sem fins lucrativos, legalmente constituídas e que tenham previsto em seu estatuto, ou contrato social, atividades compatíveis com as categorias contempladas pelo edital. Também é necessário que os participantes estejam em dia com as suas obrigações fiscais e trabalhistas. 

"O edital é uma forma de identificarmos e apoiarmos instituições que estejam engajadas na transformação social nas comunidades. Neste ano, além da comissão avaliadora, também teremos a oportunidade de contar com o voto popular, trazendo a própria comunidade para participar da seleção dos projetos", explica a diretora-presidente da Fundação Vale Isis Pagy. 

No que diz respeito ao tema Geração de Trabalho e Renda, poderão concorrer projetos relacionados a pequenos negócios coletivos ou à agricultura familiar, que contribuam para a inclusão produtiva e incremento de renda. Além disso, as iniciativas poderão contemplar também melhorias na estrutura produtiva, como equipagem, pequenas reformas e adequações de infraestrutura, por exemplo, bem como nos processos produtivos, de gestão e de comercialização. 

Na vertente Educação, estão aptos a participar projetos de leitura que envolvam saraus, chás literários, rodas de conversa e de leitura, contação de histórias, leituras dramatizadas, publicações, bibliotecas itinerantes, oficinas de promoção da leitura, entre outras. Ou que prevejam montagem ou melhoria de espaços de leitura já existentes, incluindo, por exemplo, aquisição ou ampliação de mobiliário, acervo (livros, audiobooks, dvds, cds, entre outros) e equipamentos (televisão, aparelho de dvd, microsystem, ventilador, etc) e montagem de bibliotecas itinerantes para a realização das atividades, dentre outros.

Já os projetos ligados à área de Saúde deverão ter foco no fortalecimento da participação social na promoção da saúde, visando à mobilização para ações de autocuidado e de disseminação de conhecimentos técnicos e populares, como educação alimentar, apoio materno infantil, saúde bucal, ações de apoio à vigilância epidemiológica, campanhas de prevenção a doenças, reabilitação para deficientes físicos e horta medicinal, por exemplo.

A Vale e sua Fundação formarão uma comissão multidisciplinar para avaliar todas as iniciativas inscritas e pré-selecionar 20 projetos. Dentre eles, serão selecionados os dois que forem mais votados por meio de voto popular e os 10 que mais se adequarem aos pré-requisitos previstos no edital, independentemente da categoria em que foram inscritos. Dessa forma, 12 projetos serão contemplados com aporte financeiro no total. 

Inscrições e critérios de participação 

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário de inscrição e a planilha de orçamento disponíveis no site www.fundacaovale.org e enviar duas vias de cada, juntamente com a documentação obrigatória, via Correios e aos cuidados da Fundação Vale, para o endereço: Avenida das Américas, 700, bloco 8, loja 318, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22640-100. É obrigatório que a postagem seja feita com aviso de recebimento (AR). Somente serão considerados inscritos no Edital os projetos com comprovação de postagem até o dia 1º de julho de 2017, sendo o carimbo de postagem, ou o Aviso de Recebimento emitido pelos Correios, o comprovante de entrega da inscrição dentro do prazo. 

Para serem elegíveis, as instituições inscritas deverão estar em atividade há pelo menos 12 meses, a contar regressivamente da data de lançamento do Edital. Uma vez selecionados, os projetos deverão ser executados em até 12 meses a partir da data de recebimento do recurso financeiro.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras