Notícias - Vale

Publicado 07/05/2018

Vale e Amigos da Jubarte apresentam resultados de um ano de parceria do projeto

Vale e Amigos da Jubarte apresentam resultados de um ano de parceria do projeto

A temporada de visitas das baleias jubartes ao litoral capixaba começa só em junho. Enquanto a época de ‘avistar as grandonas’ não chega, a Vale e o Instituto Canal divulgaram, em abril, o “Diagnóstico Jubarte Lab”, apresentando os resultados do projeto em 2017, e as expectativas para este ano.

O projeto “Amigos da Jubarte” já identificou que o Espírito Santo recebe, anualmente, 25 mil baleias desta espécie. Isso possibilitou que diferentes profissionais, tais como: oceanógrafos, biólogos, estudantes e operadoras de turismos se unissem para estudar o comportamento das baleias e, juntos, pudessem levantar informações importantes sobre o comportamento desses animais, até então desconhecidos para os capixabas. De acordo com o gerente de relações com comunidades, Daniel Rocha, as informações foram catalogadas e a partir delas foi possível produzir um almanaque.

"Foi feito um histórico, rico em informações que servirá de apoio para estudos futuros, é um guia para escolas e para o próprio instituto. É importante para a Vale ser pioneira e apoiar projetos disruptivos como esse, completamente alinhado a política de sustentabilidade da empresa e que é conduzido pela nova geração de ambientalistas capixabas, conectados com a cidadania 2.0", explica Daniel Rocha.

Quer saber mais sobre o projeto?

E se você quer saber mais sobre essas gigantes que habitam os nossos mares capixabas, acesse o site Amigos da Jubarte (www.amigosdajubarte.com.br) ou o site Quero ver Baleia (www.queroverbaleia.com). Lá você terá acesso a fotos, vídeos e histórias sobre as baleias jubartes. Confira!



Fonte: Assessoria de Imprensa Vale