Notícias - Vale

Publicado 03/03/2021

Vale cria Diretoria Executiva exclusiva para Sustentabilidade

Vale cria Diretoria Executiva exclusiva para Sustentabilidade
Com o crescimento da agenda ESG e para continuar entregando os resultados dos compromissos assumidos em seu Novo Pacto com a Sociedade, informamos que o Conselho de Administração decidiu estabelecer uma diretoria executiva exclusiva para o tema Sustentabilidade.

Nos últimos quatro anos, sob a liderança de Luiz Eduardo Osorio, a área de Sustentabilidade passou por uma profunda reestruturação para promover o diálogo com as comunidades e aumentar a escuta ativa nos territórios onde a empresa atua. Nesse período, foi definida a estratégia da jornada da Vale rumo a uma empresa carbono neutra em 2050. Foram também definidas as metas de recuperação e conservação de 500 mil hectares adicionais de florestas até 2030; as metas de consumo de 100% de eletricidade renovável até 2025 no Brasil e até 2030 em todo o mundo e as metas de redução de emissões de escopos 1, 2 e 3. Ao mesmo tempo, a área social teve progressos igualmente importantes: a Fundação Vale foi reformulada, o Fundo Vale passou a atuar focado em negócios de impacto e foi criado o Instituto Cultural Vale, hoje o maior apoiador da cultura no Brasil.

A Vale reconhece esses importantes avanços e informa que o diretor-executivo Luiz Eduardo Osorio se dedica agora às suas outras duas áreas como Diretor Executivo de Relações Institucionais e Comunicação.

Para assumir a Diretoria Executiva de Sustentabilidade, foi nomeada Maria Luiza de Oliveira Pinto e Paiva, que reportará ao Diretor Presidente e se juntará ao time da Vale em 15 de março de 2021.

A Sra. Maria Luiza foi diretora de Sustentabilidade da Suzano, desde janeiro de 2019 até fevereiro de 2021. Atuou como Diretora Executiva de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Corporativas da Fibria Celulose de março 2015 a dezembro de 2018. Atua há 34 anos em Sustentabilidade e Recursos Humanos. Foi executiva no Banco ABN AMRO Real/Santander e no Banco Nacional. Trajetória focada em transformação cultural e desenvolvimento de lideranças. Como Diretora Executiva de Desenvolvimento Sustentável do ABN AMRO Real Santander, liderou a criação e implementação da estratégia de sustentabilidade que se tornou uma referência nacional e internacional. Liderou equipes e projetos multiculturais nos períodos em que dirigiu a área de RH para a América Latina, Caribe e Europa. É psicóloga formada pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo, com especialização em Recursos Humanos pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, também cursando Negócios e Sustentabilidade na Universidade de Cambridge, Inglaterra


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale