Loading...

Notícia

Publicado: 23/06/2019 00:00h

Vale construirá ferrovia no Espírito Santo ligando Cariacica ao Porto de Ubu, em Anchieta

Vale construirá ferrovia no Espírito Santo ligando Cariacica ao Porto de Ubu, em Anchieta

O novo trecho terá 72 quilômetros e irá até o Porto de Ubu, da Samarco

Foi aprovado no dia 18 de junho pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) o processo que permite à Vale permanecer como operadora da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) por mais 30 anos. Com a renovação da concessão da EFVM a mineradora fará um investimento adicional que contempla a construção de uma ferrovia entre Cariacica e Anchieta. Esse novo trecho terá 72 quilômetros e irá até o Porto de Ubu, da Samarco. 

O documento de renovação da concessão aguarda a análise do Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para ser publicado. Diante da renovação antecipada da concessão,  segundo a ANTT será exigida uma contrapartida da Vale, que é a construção da Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico), entre os municípios de Água Boa, no Mato Grosso, e Campinorte, em Goiás. Antes a contrapartida prevista era a construção do ramal capixaba da EF 118, que ligaria Vitória a Presidente Kennedy. Agora a EF 118 será uma alternativa para aplicar recursos da outorga. Sua construção será executada pela ANTT.

A ANTT também fará estudos de viabilidade técnica para o projeto que prevê a conexão entre a EFVM e os principais portos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Caso o custo da obra até Anchieta seja maior do que o valor da outorga, o contrato de renovação da EFVM deve trazer compensações para a Vale.

Uma das compensações pode ser a prorrogação ainda maior da concessão da operação da EFVM e um aporte financeiro maior por parte do Governo Federal.


Fonte: empresariALL Assessoria de Imprensa
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras