Loading...

Notícia

Publicado: 25/03/2020 00:00h

Vale atualiza sobre ações preventivas em relação ao Coronavírus no Espírito Santo

Vale atualiza sobre ações preventivas em relação ao Coronavírus no Espírito Santo

A empresa vem tomando todas as medidas necessárias para reforçar a prevenção em seus locais de trabalho e nas localidades onde está presente

A Vale vem tomando todas as medidas necessárias para reforçar a prevenção do Coronavírus (Covid-19) em seus locais de trabalho e nas localidades onde está presente. A empresa tem focado em reduzir a presença do efetivo administrativo e operacional nas unidades, de forma a manter apenas os serviços essenciais. 

Além do trabalho remoto adotado desde o último dia 16 de março para empregados próprios e terceirizados cujas funções são elegíveis a home office e para empregados dos grupos de risco, conforme orientação do Ministério da Saúde, a empresa colocou em prática uma série de ações preventivas e proativas para evitar aglomeração, como redução da quantidade de pessoas nas portarias, nos ônibus e nos restaurantes.

Nas portarias, há restrição de acesso, mantendo a entrada apenas de fornecedores considerados essenciais (alimentação, água, transportes, entre outros) e triagem dos empregados, que devem responder, ainda em casa, a um questionário que identifica algum possível sintoma. Na Unidade Tubarão, as pessoas que usam as portarias passam por um sistema de medição da temperatura corporal, sem necessidade de contato físico. Em caso de qualquer sintoma no check list prévio ou na aferição automática de temperatura, a pessoa recebe orientação médica imediata para que não tenha contato com os demais trabalhadores. Empregados com sintomas gripais recebem recomendação para ficar em casa por 14 dias.

A Vale também está aumentando a frota de ônibus para reduzir a lotação e viabilizar o espaçamento adequado entre as pessoas. Os veículos são mantidos com a circulação de ar aberta e recebem reforço na limpeza diária com desinfetantes e maior fiscalização sobre a higienização.

Nos restaurantes, a Vale adotou medidas para aumentar o distanciamento social, com marcação de mesas para orientar a ocupação, além de reforço de limpeza de mesas e distribuição de marmitas e talheres descartáveis, de forma a evitar possíveis focos de contaminação nos utensílios.

Com a substituição do trabalho presencial pelo home office, diversos prédios administrativos foram fechados, reduzindo ambientes de aglomeração e facilitando o deslocamento de equipes de limpeza. Protocolos de limpeza e desinfecção seguem recomendações técnicas.

A Vale mantém constante contato com as empresas fornecedoras para reforçar as orientações de prevenção e garantir a segurança de todos. A empresa também anunciou, nesta  última terça-feira (24), uma série de medidas de suporte para seus fornecedores durante a crise provocada pela epidemia do Coronavírus. A estimativa é que a empresa injete cerca de R$ 160 milhões na economia nos próximos dias somente com a antecipação de pagamentos para pequenas e médias empresas.

Os ativos socioculturais, como Parque Botânico, Museu Vale e Reserva Natural Vale estão com as atividades suspensas desde o último dia 16.

"Todas as medidas que estamos tomando seguem as recomendações das autoridades brasileiras e internacionais, optando sempre pelo protocolo mais restritivo. Estamos empenhados em assegurar condições de trabalho adequadas para o contingente mínimo de trabalhadores que continua desempenhando atividades essenciais nas unidades operacionais. Dividimos as equipes em grupos menores para se revezarem em turnos e nos ambientes. Nosso cuidado com os empregados passa também pela comunicação constante com orientações de higiene e prevenção. Dessa forma, reforçamos nosso compromisso de combater a disseminação do novo coronavírus e vamos trabalhar incansavelmente para apoiar nossos empregados e a população neste momento", destaca Luiz Gustavo de Oliveira, gerente-executivo de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Gestão de Risco da Vale.


Fonte: Comunicação Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras