Loading...

Notícia

Publicado: 18/07/2023 15:17h

Vale atinge capacidade máxima no complexo de energia solar Sol do Cerrado

Vale atinge capacidade máxima no complexo de energia solar Sol do Cerrado

Considerado um dos maiores parques solares da América Latina, o empreendimento vai fornecer 16% de toda a energia consumida pela Vale em suas operações no Brasil, em linha com a estratégia da empresa de zerar as emissões de CO2 até 2050

A Vale alcançou, nesta terça-feira , a capacidade instalada total do Projeto Sol do Cerrado, em Jaíba, região norte de Minas Gerais. Nesta data, a empresa recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para operação comercial da última usina fotovoltaica do empreendimento, de um total de 17. O empreendimento é um dos maiores parques de energia solar da América Latina, com potência instalada de 766 Megawatts-pico, o equivalente ao consumo de uma cidade de 800 mil habitantes. A operação do complexo solar em plena capacidade irá representar 16% de toda a energia consumida pela Vale no Brasil. 

O Sol do Cerrado, cujos investimentos somaram cerca de R$ 3 bi (US$ 590 milhões), é um passo importante para ajudar a Vale a atingir suas metas climáticas de reduzir emissões líquidas de carbono (escopos 1 e 2) em 33% até 2030 e zerá-las até 2050. A energia gerada pelo parque solar reduzirá as emissões da Vale em 134 mil tCO2e/ano, o que representa a emissão de aproximadamente 100 mil carros compactos1. A Vale espera, ainda, atingir 100% do consumo de energia renovável no Brasil até 2025, e, globalmente, até 2030. 

Com 1,4 milhão de placas solares, o Sol do Cerrado tem capacidade para abastecer uma cidade de 800 mil habitantes

A Vale iniciou as operações do Sol do Cerrado em novembro do ano passado, com a energização de quatro das 17 usinas fotovoltaicas ou subparques do complexo, e foi ampliando a operação ao longo dos meses seguintes, conforme autorizações do órgão regulador. 

O empreendimento ocupa uma área equivalente a cerca de 1,3 mil campos de futebol e conta com 1,4 milhão de placas solares com sistema de rastreamento automático da movimentação do sol durante o dia, para maior aproveitamento dos raios solares na geração de energia. São utilizados 10,2 milhões de metros de cabos para a condução da energia. 

Atualmente, o Sol do Cerrado conta com cerca de 100 trabalhadores permanentes de diversas qualificações, tais como eletrotécnicos, eletricistas e auxiliares em serviços gerais. Durante as obras de implantação do parque solar, entre 2021 e 2023, foram gerados cerca de 3 mil empregos no pico das atividades, quase 50% de mão de obra local e 16% de mulheres. Na ocasião, moradores da região foram capacitados e empregados para atuarem nas obras como pedreiros, mecânicos e profissionais em instalação elétrica industrial. Além disso, aproximadamente um quarto dos fornecedores contratados para implantação do empreendimento foram da região. 

"Ao longo dos últimos meses trabalhamos fortemente no ramp-up do projeto, que ocorreu exatamente como o planejado. Ligamos as 17 usinas do parque solar com sucesso e já devemos atingir o pico da produção no próximo verão”, afirma Ludmila Nascimento, diretora de Energia e Descarbonização da Vale. “O Sol do Cerrado é um complexo que reúne desenvolvimento local e energia renovável, contribuindo para o nosso objetivo de sermos líderes em mineração sustentável”. 

O empreendimento abrange ainda uma linha de transmissão de 15 quilômetros de extensão, com tensão de 230 mil volts, interligando as subestações Coletora Sol do Cerrado e Jaíba, de onde a energia é escoada para o Sistema Interligado Nacional.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras