Loading...

Notícia

Publicado: 08/07/2019 00:00h

Vale amplia automatização de piezômetros em barragens com apoio de helicóptero e especialistas em rapel

Vale amplia automatização de piezômetros em barragens com apoio de helicóptero e especialistas em rapel

Técnica inovadora neste tipo de ação é desenvolvida por alpinistas para descida vertical

A Vale deu início ao trabalho de automatização de piezômetros atualmente formatados para leitura manual em suas barragens em nível 3 de emergência do PAEBM.O procedimento representa um importante passo para garantir maior freqüência de informações dos instrumentos com seus dados obtidos a distância, o que reduz a exposição de funcionários na barragem frente ao atual nível de alerta e considera as limitações de acesso existentes.

Na barragem Sul Superior, na mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), a ação quadriplica a automatização, passando de 5 para 20 piezômetros automatizados (no total, há 43 unidades na estrutura). Está prevista também a implementação de uma estação robótica. A expectativa é de que as ações sejam concluídas em dez dias.

Na segunda quinzena de julho, será iniciada a automatização de todos os 18 piezômetros da barragem B3/B4, na mina Mar Azul, em Macacos. A atividade está sendo planejada também para 50 dos 108 piezômetros da barragem Forquilhas III, na mina de Fábrica, em Ouro Preto.


Monitoramento da Barragem Sul Superior, em Barão de Cocais

O acesso de profissionais a essas áreas é restrito e, por isso, os trabalhos são realizados com auxílio de helicóptero e técnicas de alpinismo. A atividade é feita por equipes especializadas e treinadas para esse tipo de ação. Em caso de emergência, os profissionais são içados imediatamente até a aeronave.

Importante destacar que o trabalho com a utilização de helicóptero passou por vários testes prévios e foi homologado pela ANAC.

Durante o trabalho, a restrição do espaço aéreo é necessária por questões de segurança, para manobras e rotas de fuga da aeronave para evacuação em caso de emergência. A Vale mantém os órgãos competentes informados sobre as ações.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras