Loading...

Notícia

Publicado: 09/02/2021 15:18h

Vale abre inscrições para Programa MINE 2.0, que busca construir a mineração do futuro por meio da inovação aberta

Vale abre inscrições para Programa MINE 2.0, que busca construir a mineração do futuro por meio da inovação aberta
A Vale, em colaboração com MIT Professional Education, MIT Environmental Solutions Initiative, o SENAI CIMATEC e a consultoria de inovação corporativa The Bakery, está oferecendo a 30 profissionais a possibilidade de, por meio da inovação aberta, ajudar a construir o futuro da mineração - mais seguro, sustentável e eficiente. O Programa MINE 2.0 abriu inscrições nesta sexta-feira, 5/2.

Clique e conheça mais sobre o programa

O Programa MINE (Mining Innovation for a New Environment) 2.0 busca solucionar problemas estratégicos da Vale, desenvolver pessoas e gerar impacto positivo para a sociedade. Durante nove meses, de abril a dezembro, os participantes desenvolverão soluções para resolver dez desafios reais da empresa nos temas de descarbonização, economia circular, saúde e segurança.

"O Programa MINE 2.0 foi idealizado com a função de repensar a forma como trabalhamos, aliando talento, tecnologia e conhecimento para solucionar os maiores desafios da mineração", conta Alexandre Salomão," gerente do PowerShift, programa de descarbonização na Vale.

Os temas foram escolhidos por sua importância estratégica para a Vale, que tem a ambição de ser reconhecida como referência em segurança e líder na mineração de baixo carbono, além de buscar a criação e geração de valor compartilhado. Promover o desenvolvimento nesses campos de atuação também têm o potencial de gerar impacto positivo para a sociedade, já que são relevantes para todos e não só para a empresa.

"Nosso objetivo é convidar o público externo para contribuir na superação de obstáculos mundiais, formando agentes de mudança capazes de nos ajudar a construir a mineração do futuro", explica Marcos Calderon, da equipe de Inovação Aberta da Vale.

Como funciona o programa

A Vale é responsável pela seleção dos desafios, a mentoria e acompanhamento técnico das soluções propostas, a abertura de suas operações para a colaboração de participantes externos e o financiamento das bolsas de estudo. Os professores e pesquisadores do Massachussetts Institute of Techonology (MIT) desenharam e desenvolveram o conteúdo do programa. O SENAI CIMATEC apoiará e oferecerá tutoria aos participantes e a The Bakery será responsável por acelerar os desafios.

"Estamos atuando no MINE 2.0 com algumas das instituições mais inovadoras do mercado, como parte de nosso objetivo de nos tornar uma empresa mais ágil, digital e colaborativa", afirma Gustavo Roque, Gerente de Gestão de Inovação em Ferrosos.

Para participar do programa é preciso ter mindset ágil e empreendedor, conhecimento técnico na área do desafio, inglês fluente e curso superior completo. Buscam-se pessoas inovadoras, que saibam trabalhar de maneira colaborativa para a solução de problemas a partir de novas ideias e abordagens. O participante não pode ter vínculo empregatício no ato da assinatura do contrato, já que ele receberá uma bolsa para ter dedicação exclusiva.

A primeira edição do Programa MINE foi realizada de novembro de 2019 a junho de 2020. Foram solucionados dez desafios nos temas de transformação digital e descarbonização. As soluções que se mostrarem viáveis na segunda edição podem vir a ser implantadas nas operações da Vale.

Clique e conheça mais sobre o programa

Fonte: Assessoria de Imprensa - Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras