Loading...

Notícia

Publicado: 24/03/2020 00:00h

Tour virtual ao Museu Vale e Memorial Minas Gerais Vale é opção durante o isolamento

Tour virtual ao Museu Vale e Memorial Minas Gerais Vale é opção durante o isolamento

População pode conhecer gratuitamente os espaços e conferir as exposições desses importantes centros culturais do país

Diante da rápida propagação do COVID-19, não há como escapar da quarentena. É uma medida preventiva para ajudar a frear a disseminação no novo coronavírus. Com o objetivo de contribuir com essa medida, museus e centros culturais foram fechados, temporariamente, para visitação. Durante o período de isolamento, no entanto, é possível visitar alguns museus, sítios arqueológicos e cidades históricas sem sair de casa.

O Museu Vale, em Vila Velha-ES, e o Memorial Minas Gerais Vale, em Belo Horizonte-MG, por exemplo, oferecem tour virtual para quem quiser conhecer um pouco mais das tradições locais e da arte contemporânea de forma original e interativa. Para fazer o tour virtual no Museu Vale clique aqui e, para conhecer o Memorial Minas Gerais Vale, clique aqui.

O Museu Vale foi inaugurado em 15 de outubro de 1998 e é um espaço de preservação e difusão dos registros que contabilizam mais de 100 anos de história da construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, e tornou-se um centro de excelência de mostras de arte contemporânea, com um espaço dedicado a exposições de artistas consagrados e jovens talentos. Também promove o intercâmbio, reflexão sobre a arte e a sensibilização de novos públicos.

Já o Memorial Minas Gerais Vale, caracterizado como museu de experiência,  celebra as tradições mineiras. Cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Aberto em 2010, o prédio que abriga o Memorial Vale era a sede da Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais. A edificação histórica datada de 1897 é o local onde foi lançada a pedra fundamental da cidade de Belo Horizonte.

A construção, localizada na Praça da Liberdade, um dos principais pontos turísticos da capital mineira, é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG. Além do português, a visita pode ser feita nos idiomas inglês, francês, espanhol e em libras. Pela tela podem ser vistos parte dos três pavimentos, com suas 31 salas que compõem o local.

História, tradição e cultura

Acreditando no poder de histórias, tradições e cultura, a Vale mantém e preserva importantes sítios arqueológicos, como as ruínas de Casas Velhas, Fábrica Patriótica e o Forte do Brumadinho, todos em Minas Gerais. Os locais encontram-se em áreas de propriedade da Vale e abrigam o começo da história da empresa na mineração. As visitas agendadas estão também, temporariamente, suspensas, mas o acesso virtual é liberado. Clique aqui para conhecer.

Também é possível visitar duas das principais cidades históricas de Minas Gerais, sem sair de casa. Basta clicar aqui para conhecer Ouro Preto e aqui para visitar Congonhas.


Fonte: Comunicação Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras