Loading...

Notícia

Publicado: 08/01/2019 12:01h

TMPM comemora 33 anos de operação

TMPM comemora 33 anos de operação

Ponta da Madeira já movimentou ao longo deste tempo mais de 2 bilhões de toneladas de minério de ferro

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira completa 33 anos de operação este mês. Considerado o maior porto privado em movimentação de carga do país, Ponta da Madeira já movimentou ao longo deste tempo mais de 2 bilhões de toneladas de minério de ferro. Operado pela Vale, o terminal conta hoje com três píeres e cinco berços de atracação. Nele, atracam os maiores navios do mundo, com capacidade para carregar até 400 mil toneladas.

O píer IV, por exemplo, tem uma das maiores profundidades entre os portos, com 24 metros (fora a variação da maré). Por sofrer grande incidência das correntes de marés, o píer conta com cabos de terra que auxiliam na amarração dos navios nos berços. O sistema permite às gigantescas embarcações operarem sem restrição.

Marcos do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira: 

Janeiro de 1986 - Conclusão do primeiro carregamento no dia 6 de janeiro. O navio de bandeira brasileira Docepolo foi carregado com 127 mil toneladas de minério de ferro. Neste ano foram embarcadas 11 milhões de toneladas pelo terminal.

Janeiro 1987- Primeira atracação do navio Berge Stahl em Ponta da Madeira, na época o maior mineraleiro do mundo.

Março de 1994 - Inauguração do Píer II, com o carregamento do navio de bandeira de Comoros, Anangel Splendour.

Junho de 2004 - Primeiro carregamento realizado no Píer III, foi feito no navio Panamenho Hua Shan Hai, com destino à França.

2007 - Ponta da Madeira alcança o marco de 1 bilhão de toneladas movimentadas desde o início de sua operação.

Maio de 2011- O navio Vale Brasil é o primeiro Valemax a atracar em Ponta da Madeira.  Foram carregadas 391 mil toneladas de minério com destino à China.

Agosto de 2013 - São realizados os primeiros carregamentos no Píer IV.  O navio Shagang Giant foi o primeiro a ser carregado completamente, levando 284 mil toneladas, com destino à China. No mesmo mês, o navio Vale Caofeidian foi o primeiro Valemax a atracar no novo píer, sendo carregado com 396 mil toneladas.

Dezembro de 2014 - O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira se torna o maior porto privado do Brasil em volume de carga movimentada, fechando o ano com 112 milhões de toneladas embarcadas.

Hoje - Com o fim das obras de expansão, o Terminal de Ponta da Madeira atinge a capacidade de embarque de 230 milhões de toneladas de minério.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras