Loading...

Notícia

Publicado: 16/05/2018 12:11h

Semana Mundial do Brincar: leve as crianças para se divertirem no parque, no museu e no trem

Semana Mundial do Brincar: leve as crianças para se divertirem no parque, no museu e no trem

Atividades gratuitas variadas no Trem de Passageiros, no Museu Vale e no Parque Botânico prometem resgatar o prazer das brincadeiras simples

É hora de dar um descanso para os celulares, tablets e videogames da criançada. Durante a Semana Mundial do Brincar, que este ano traz o tema "Brincar de corpo e alma", elas serão convidadas a (re)descobrir o próprio corpo como um forma de brincadeira em espaços amplos e cheios de atrações, como o Parque Botânico Vale, em Vitória, o Museu Vale, em Vila Velha, e o Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas, que liga Cariacica à capital mineira.

A programação começa no dia 18 de maio, no Vagão Cultural do Trem de Passageiros que parte da Estação Pedro Nolasco, em Cariacica, para Belo Horizonte. No dia seguinte, o vagão especial segue caminho contrário, de volta a terras capixabas. Na programação, quem estiver embarcado no trem vai poder participar de oficinas de som e de brincadeiras, além de sessões em que as crianças serão incentivadas a criar suas próprias histórias, em vez da tradicional contação de histórias. Tudo isso acompanhadas de personagens folclóricos.

No dia 19 de maio a brincadeira invade o Museu Vale, com uma exposição-experiência diferente. A proposta é mostrar que tudo à nossa volta pode ser um brinquedo. Com desafios motores e incentivando a imaginação e os sentidos como olhar, tato e olfato, o espaço montado especialmente para os pequenos de 6 meses a 10 anos vai estimular a curiosidade e a concentração.  

No fim de semana seguinte, dias 26 e 27, é o Parque Botânico Vale, em Jardim Camburi, que entra na brincadeira. No espaço, serão oferecidas atividades de arvorismo, escalada e tirolesa para os pequenos até 10 anos, além de um espaço sensorial para bebês, oficinas de yoga, de brinquedos criativos e de musicalização e brincadeiras variadas como elástico, bambolê e caça ao tesouro com mediadores caracterizados como personagens infantis. Para os pais, no domingo (27), haverá uma palestra com o Corpo de Bombeiros sobre cuidados que podem salvar a vida de crianças e recém-nascidos em situações como engasgos e sufocamento.

Este é o segundo ano que a Vale adota a Semana Mundial do Brincar. No ano passado, apenas o Museu Vale recebeu mais de 40 mil crianças e a programação foi estendida por mais de um mês devido ao sucesso. Este ano, serão 45 dias de diversão no museu, como parte da comemoração de 20 anos do espaço dedicado à arte e à história ferroviária.

Para montar a programação, em uma ação inédita, mais de 100 crianças de escolas públicas e particulares foram ouvidas e participaram de oficinas que ajudaram a definir as atrações oferecidas em cada espaço.  Esse tipo de iniciativa faz parte do calendário de uma ação desenvolvida pela Vale há 4 anos, focada no desenvolvimento de crianças na primeira infância. O Vale Cuidar tem como objetivo contribuir para que crianças de 0 a 6 anos tenham acesso às melhores práticas e ferramentas educacionais no desenvolvimento de suas capacidades cognitiva, emocional e social, tendo como base o incentivo ao fortalecimento do vínculo afetivo e às brincadeiras. Para isso, promove um processo de formação para pais e responsáveis, cuidadores informais, educadores e profissionais ligados à rede de proteção da criança. 

Confira a programação completa

Vagão Cultural do Trem de Passageiros - Dias 18 e 19 de maio de 2018

De 8h30 às 18h50

 - Mobilização com personagens do folclore caracterizados pelo vagão

- Oficina de Som

- Oficina "Simples Brincar" com monitores

- Oficina de Criação de Histórias com monitores

Museu Vale - de 19 de maio a 1º de junho

De terça a sexta, das 8h às 17h e sábados e domingos, das 10h às 18h.

Exposição-experiência "Brincar de Corpo e Alma"

Sete pontos de brincadeiras:

- Desafios motores (subidas e descidas)

- Mergulho sensorial

- Esconde-esconde no varal

- Boias e descobertas

- Traços e intervenções

- Faz-de-conta de casinha

- Canto do relaxamento  

Parque Botânico Vale - 26 e 27 de maio

Atividades variadas das 8h às 17h e oficinas com hora marcada

- Meu pé de quê? Faça o livro circular! (livros pendurados nas árvores)

- Trilhas com Contação de Histórias com personagens do folclore e animais do parque - 10h, 11h, 14h e 15h

- Oficina "Brincando no Jardim Sensorial" - 9h, 10h, 15h e 16h

- Arvorismo, Escalada e Tirolesa - 9h às 12h e 14h às 17h

- Brincando de Corpo e Alma

Mediadores caracterizados (palhaços e personagens da literatura infantil) estimulando diversas brincadeiras de infância - elástico, bambolê, pula corda, amarelinha, bola de sabão gigante, pintura no rosto, corrido de saco, jogo de argolas, caça ao tesouro etc)

 Espaço Sensorial para Bebês - 9h às 12h e 14h às 17h

 Oficinas "Amar é!" - 14h às 16h

- Musicalização

- Explorando os Sentidos

- Brinquedos Criativos

- Yoga

- Apresentação teatral - sábado às 15h e domingo às 11h


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras