Loading...

Notícia

Publicado: 16/08/2017 10:23h

Segurança ferroviária: Vale trabalha o tema em escolas localizadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas

Segurança ferroviária: Vale trabalha o tema em escolas localizadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas

A Vale lançou, neste mês, mais uma edição da campanha de segurança ferroviária voltada a instituições de ensino localizadas em diferentes municípios por onde a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) passa. O objetivo da iniciativa é levar orientações e informações importantes sobre o tema tanto para alunos, quanto para professores e, assim, ampliar o conhecimento sobre os cuidados necessários para uma convivência segura e harmônica com a ferrovia.

Somente no ano passado, 10 mil pessoas, entre estudantes e professores, participaram das atividades relativas à campanha, que contemplou 42 escolas mineiras e capixabas. Em 2017, 50 escolas de 24 cidades localizadas entre o Espírito Santo e Minas Gerais irão receber atividades relacionadas à ação, que ocorre anualmente desde 2014 e prosseguirá até o mês de setembro. A expectativa da Vale é de que a campanha atinja aproximadamente 11 mil estudantes com idades entre 5 e 17 anos, além de 500 profissionais que atuam nessas instituições de ensino.

Além de palestras em sala de aula, a iniciativa envolve ainda o projeto Amigo da Ferrovia Mirim, concurso de redação criado pela Vale com o intuito de envolver crianças e adolescentes nas discussões sobre o tema de uma forma lúdica, simples e divertida sem, no entanto, deixar de trabalhar conceitos importantes com esse público específico. "O nosso objetivo com o Amigo da Ferrovia Mirim é estimular os estudantes a se expressarem, via redação, sobre questões relacionadas ao tema, além de provocar, nesse público, uma reflexão sobre a importância de todos trabalharem em conjunto para uma convivência harmônica e segura entre as comunidades e a ferrovia", explica o gerente de Operação Ferroviária e Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas Domingos Rocha.


Expectativa é de que a campanha atinja aproximadamente 11 mil estudantes com idades entre 5 e 17 anos

O lançamento oficial da edição deste ano do programa Amigo da Ferrovia Mirim aconteceu em Itabira, durante uma viagem no Trem de Passageiros da qual participaram cerca de 60 alunos do 5º ano da escola municipal Cornélio Pena. "O nosso objetivo com essa ação específica foi mostrar aos estudantes a importância da segurança ferroviária e do programa Amigo da Ferrovia Mirim sob uma ótica diferente, ou seja, de dentro do Trem de Passageiros", explica o analista de Relações com Comunidade da Estrada de Ferro Vitória a Minas, Elson Pereira, que acompanhou a ação.

Em Minas Gerais, a campanha será realizada em diferentes instituições de ensino dos municípios mineiros de Resplendor, Aimorés, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Belo Oriente, Santana do Paraiso, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias, Nova Era, João Monlevade, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Itabira e Barão de Cocais. Já no Espírito Santo, serão contempladas escolas situadas nos municípios de Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Aracruz, Colatina e Baixo Guandu.

Convivência Segura

As campanhas de segurança ferroviária realizada pela Vale nas comunidades e nas instituições de ensino localizadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas fazem parte do programa Convivência Segura, que reúne uma variedade de outras ações desenvolvidas pela empresa com foco em um único objetivo: envolver moradores de comunidades vizinhas à ferrovia em discussões e ações que reforçam a importância de se adotar hábitos e comportamentos seguros nas proximidades da linha férrea. Além das campanhas que abordam o tema, o programa inclui ainda investimentos em iniciativas voltadas a garantir a segurança das comunidades, como no cercamento da ferrovia, principalmente em áreas urbanas, e na construção de estruturas voltadas a garantir a travessia segura de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, como viadutos, passarelas e passagens em nível sinalizadas ao longo da Vitória a Minas.

"A segurança ferroviária é uma responsabilidade de todos, tanto da empresa, quanto das comunidades localizadas próximo à linha férrea. Nesse sentido, é preciso que além dos esforços e investimentos feitos pela Vale voltados a esse fim, as comunidades caminhem junto conosco e façam também a sua parte nesse movimento importante. Isso envolve atitudes simples, mas extremamente importantes, que têm relação com a segurança e o cuidado genuíno com a própria vida. É um esforço conjunto, que necessita do envolvimento e da conscientização de todos sobre os riscos gerados por hábitos e atitudes inseguras ao longo da linha, como atravessar em pontos da ferrovia onde só é permitida a passagem de trens, por exemplo", reforça Domingos Rocha.

Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas 
Considerada uma das ferrovias mais produtivas do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta cerca de 30% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 60 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros. Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança. Com o passar dos anos, as operações da EFVM foram modernizadas para aumentar a eficiência, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano. Blitzen educativas em passagens em nível (locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as estradas), divulgação de dicas de segurança em rádios e jornais, visitas de autoescolas às áreas da Vale e jogos educativos nas comunidades fazem parte das atividades. Além disso, empregados da mineradora que atuam na operação ferroviária realizam palestras mensais em escolas de primeiro e segundo graus situadas ao longo do trecho com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência segura e harmônica com a ferrovia.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras