Loading...

Notícia

Publicado: 14/09/2017 00:00h

Reaproveitamento de água em operação da Vale no Maranhão chega a 58%

Reaproveitamento de água em operação da Vale no Maranhão chega a 58%

A Vale faz uso de várias medidas em prol do desenvolvimento sustentável em suas operações. No Maranhão, a empresa está comprometida com o controle da taxa de reaproveitamento de água no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), operado pela mineradora para embarcar o minério de ferro de Carajás, no Pará.

O tratamento de efluentes realizado no porto permite que a água seja reutilizada em diversos processos industriais. Em 2016, a taxa de reuso e recirculação de água nas operações do terminal foi de cerca de 58%. Isso significa que menos da metade da água que a Vale utilizou é captada em fontes de água nova. Confira detalhes no infográfico abaixo.



Reconhecimento

Um projeto desenvolvido no TMPM foi apresentado durante o "Primeiro Congresso Internacional de Água nos Processos Industriais", realizado em junho, no Chile. Das 13 empresas que apresentaram trabalhos, a Vale foi a única participação direta de empresa do ramo de mineração.

O projeto intitulado "Telemetria no monitoramento de reutilização de água do Terminal Marítimo da Ponta da Madeira no Brasil - MA" tem como objetivo identificar formas de aumentar a disponibilidade de água de reuso na operação do porto. Algumas mudanças foram realizadas a partir de intervenções no sistema de abastecimento de água, considerando melhorias no monitoramento e gestão da água utilizada, além da ampliação da capacidade da água industrial. Com as adequações, houve uma redução de 28% no consumo de água de reuso, sem aumentar o consumo de água nova.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras