Loading...

Notícia

Publicado: 23/07/2018 08:00h

Projetos patrocinados pela Vale levam cultura a diversas regiões do país

Projetos patrocinados pela Vale levam cultura a diversas regiões do país

Sabe aquela pequena cidade que avistamos da janela do avião, localizada no meio das montanhas, à beira de uma rodovia, ferrovia ou à margem de um rio? Desperta em nós aquela curiosidade de saber o que tem ali, como a população vive, suas crenças e tradições, não é? Então, a Vale, por meio dos projetos que patrocina, leva diversão, arte e conhecimento para mais de 50 cidades como essas. Os projetos percorrem as capitais e localidades afastadas dos grandes centros, promovendo a integração de pessoas e ideias por meio de expressões culturais diversas e de atividades interativas. São momentos mágicos onde podemos testemunhar a realização do sonho de um adulto de ir ao cinema pela primeira vez, onde podemos ver o brilho nos olhos de quem se encanta com a história que está sendo contada e somos brindados com o sorriso das crianças que se rendem aos gracejos dos palhaços.

Cine Vitória a Minas

Um bom exemplo é o Cine Vitória a Minas, projeto que transformou um caminhão carreta em uma grande e confortável sala de cinema e passou por 14 cidades ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Milhares de crianças de escolas da rede pública e privada viveram pela primeira vez a experiência de irem ao cinema por conta dessa iniciativa. “Somos um distrito pequeno e eventos desse tipo acontecem na cidade grande, onde ganham mais visibilidade. Geralmente o distrito fica à margem, sem nada”, pontuou a líder da comunidade de Florália (MG), Vânia Santos, sobre o projeto. O público adulto também pôde desfrutar desta experiência, nas sessões noturnas. Sem contar com uma sessão especial e dedicada aos deficientes auditivos, em Governador Valadares.

Outros projetos itinerantes

A Caravana do Abaré 20 anos Emcena inicia no dia 18 de julho uma turnê na cidade de São Luís, e segue pelos municípios de Arari, Pindaré Mirim, Alto Alegre do Pindaré, Santa Inês, Buriticupu, encerrando em Açailândia. A programação oferece espetáculos teatrais, circo, cinema, contação de histórias e apresentações de artistas da região, que tem espaço aberto para mostrar sua arte, uma forma de a Vale contribuir para a valorização da identidade local, promovendo uma grande confraternização do povo com sua cultura.

A itinerância também acontece entre os projetos patrocinados e possibilitou aos bailarinos do Moinho Cultural Sulamericano, no Mato Grosso do Sul, a subirem ao palco da Casa de Cultura de Canaã dos Carajás, no Pará, e levarem ao público local um grande espetáculo. Outra atração que chamou a atenção dos mineiros da praça da Liberdade foi a exposição “Jardins Móveis”, que viajou do Museu Vale, em Vila Velha, para o Memorial Minas Gerais Vale (MG) no último trimestre de 2017.

No infográfico abaixo, você conhecerá outros projetos de itinerância que a Vale está patrocinando este ano.




Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras