Loading...

Notícia

Publicado: 13/06/2017 00:00h

Projeto Miniatletismo promove formação de professores para atuarem em ações de esporte com crianças

Projeto Miniatletismo promove formação de professores para atuarem em ações de esporte com crianças

Iniciativa da Fundação Vale contemplará, ao todo, 15 municípios vizinhos à ferrovia Vitória a Minas

Praticar arremesso de peso, corrida, saltos e lançamentos de dardos de forma lúdica e em espaços inovadores. Essa é a proposta do Projeto Miniatletismo, uma parceria entre Vale - por meio da Lei de Incentivo ao Esporte -, a Fundação Vale e o Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC) que desembarca em Colatina nos dias 28 e 29 de março. Destinado aos profissionais de Educação Física que atuam no município e a instituições sociais que desenvolvem iniciativas de esporte com crianças e jovens, as atividades do projeto serão realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Ortiz Rua Galdencio Sousa,82 Itapina, das 8h às 17 horas.

Acompanhadas por professores de Educação Física, as atividades do Miniatletismo são adaptadas ao desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com idades entre 7 e 12 anos. E, além de incentivar a prática esportiva de forma divertida e inovadora, o projeto reforça também a importância da reutilização de materiais, já que elementos como garrafas pet, pneus velhos e caixas de papelão, entre outros, dão forma aos diversos equipamentos usados durante as atividades. Cabe destacar, ainda, que o projeto tem como base a orientação desenvolvida pela Federação Internacional de Atletismo Amador (IAAF) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

"Após a realização do projeto, os materiais confeccionados pelos profissionais durante esses dois dias serão doados para o município para serem utilizados pelas escolas futuramente", explica Aline Torre, da área de Esportes da Fundação Vale. O município também recebe cronômetros, apitos e coletes para atividades com os alunos, como forma de incentivar a disseminação e continuidade dos trabalhos. "Os materiais são de fácil acesso e os professores se entusiasmam quando veem a possibilidade de transformação desses elementos que, em vez de serem descartados, acabam assumindo uma nova função", completa.

Ao todo, 15 municípios vizinhos à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que liga o Espírito Santo a Minas Gerais, participam da iniciativa. A expectativa é que cerca de 60 alunos, por escola, sejam beneficiados pelo projeto. Antes de chegar a Colatina, o Miniatletismo também movimentou as cidades de Aimorés, Tumiritinga, Itueta, Resplendor, Conselheiro Pena, Belo Oriente, Santana do Paraiso e Antonio Dias, localizadas em MG. Até o momento, mais de 104 professores e 874 crianças e adolescentes já participaram das atividades relativas ao projeto que, até o final deste ano deve aportar em mais 5 municípios de MG e ES.

Fundação Vale
A Fundação Vale considera o esporte como uma ferramenta social primordial para promover o desenvolvimento humano e, por consequência, das comunidades. Por isso, as ações da área de Esporte visam à inclusão social de crianças e adolescentes como forma de incentivar a formação cidadã e a disseminação de uma cultura esportiva nas comunidades.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras