Loading...

Notícia

Publicado: 17/04/2018 11:31h

Projeto Amigo da Ferrovia Mirim 2018 chega com novidades

Projeto Amigo da Ferrovia Mirim 2018 chega com novidades

Além de redação, este ano participantes também irão produzir vídeo sobre segurança ferroviária

A partir desta semana, cerca de 70 instituições de ensino localizadas em 23 cidades ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) recebem mais uma edição da campanha de segurança ferroviária, iniciativa da Vale que busca levar orientações e informações importantes sobre o tema tanto para os alunos, quanto para o corpo funcional dessas instituições. A campanha nas escolas, que ocorre anualmente, prosseguirá até o dia 18 de maio e a expectativa é de que atinja aproximadamente 12 mil estudantes do 5º e 9º ano. O objetivo é ampliar o conhecimento desse público sobre os cuidados necessários para uma convivência segura e harmônica com a ferrovia. 

Além de palestras em sala de aula, paralelamente a campanha compreende também o projeto Amigo da Ferrovia Mirim, concurso de redação criado pela Vale com o intuito de envolver crianças e adolescentes nas discussões sobre o tema de uma forma lúdica, simples e divertida sem, no entanto, deixar de trabalhar conceitos importantes sobre o assunto com esse público específico. O aluno vencedor de cada cidade ganha uma viagem com dois acompanhantes para Vitória, capital do Espírito Santo, onde irão conhecer o Complexo de Tubarão, que é a área operacional da Vale no ES, o Museu Vale e Parque Botânico Vale. 

E, neste ano, o Amigo da Ferrovia Mirim traz novidades e vai envolver também a produção de um vídeo de até um minuto sobre segurança ferroviária, atividade que será direcionada aos alunos do 9º ano das escolas participantes. As produções serão avaliadas por uma comissão interna da Vale e o vencedor de cada cidade será premiado com uma viagem no Trem de Passageiros da EFVM com acompanhante para Vitória e com um tablet. 

Durante a produção dos vídeos, os alunos deverão por em prática conceitos e orientações importantes sobre segurança ferroviária, evitando colocar a si próprio ou outras pessoas, bem como a operação ferroviária, em risco, o que pode gerar desclassificação do concurso. Também não serão aceitos vídeos que forem gravados sobre a linha férrea. 

"O nosso objetivo com o Amigo da Ferrovia Mirim é estimular os estudantes a se expressarem sobre assuntos relacionados ao tema, além de provocar, nesse público, uma reflexão sobre a importância de todos trabalharem em conjunto para uma convivência harmônica e segura entre as comunidades e a ferrovia", explica o gerente de Operação Ferroviária e Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas Domingos Rocha. 

Somente no ano passado, 13.400 pessoas, entre alunos e professores, participaram das atividades relativas à campanha, que contemplou 66 escolas mineiras e capixabas. 

Em Minas Gerais, a campanha nas escolas será realizada nos municípios mineiros de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias, Nova Era, João Monlevade, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Itabira e Barão de Cocais. Já no Espírito Santo, irão participar da campanha escolas localizadas nos municípios de Baixo Guandu, Colatina, João Neiva, Aracruz, Ibiraçu e Fundão. 

Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas 

Considerada uma das ferrovias mais produtivas do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta cerca de 25% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 40 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros. 

Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança. Com o passar dos anos, as operações da EFVM foram modernizadas para aumentar a eficiência, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano. 

Blitzen educativas em passagens em nível (locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as estradas), divulgação de dicas de segurança em rádios e jornais, visitas de autoescolas às áreas da Vale e jogos educativos nas comunidades fazem parte das atividades. Além disso, empregados da mineradora que atuam na operação ferroviária realizam palestras mensais em escolas de primeiro e segundo graus situadas ao longo do trecho com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência segura e harmônica com a ferrovia.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras