As três unidades da Vale no Espírito Santo terão atividades que combinam diversão e educação ambiental
Em clima de férias, os parques Botânicos e Costeiro, em Vitória, e a Reserva Natural Vale, em Linhares, promovem uma programação especial para toda família se divertir durante o mês de julho. Os espaços possibilitam o contato com a natureza e são abertos gratuitamente ao público.
No Parque Botânico, o destaque é a Exposição Primatas da Mata Atlântica, junto com a programação do Bioférias, que irá proporcionar diferentes atividades educativas a cada dia da semana.
Com programação especial, o Parque Costeiro também traz uma série de atividades para a família, como o Projeto Papo de Tartaruga, com atrações como montagens de tartarugas 3D.
No dia 20 de julho, quando acontece o movimento nacional “Um Dia no Parque”, as três unidades terão programação especial. Na Reserva Natural Vale, serão realizadas atividades como banho de floresta, trilha guiada e torre de observação com binóculos.
Confira a programação completa dos Parques e da Reserva:
Parque Botânico
Exposição Primatas da Mata Atlântica
Produzida pelo Instituto Nacional da Mata Atlântica e com curadoria de André Alves, a Exposição “Primatas da Mata Atlântica” reúne fotografias e ilustrações de 24 espécies de primatas da Mata Atlântica. A mostra leva à reflexão sobre a importância dos primatas, suas semelhanças com seus “primos” humanos, e a necessidade de uma relação mais harmoniosa entre seres humanos e natureza.
Data: 29 de maio a 27 de julho (exceto às segundas-feiras)
Horário: 8h às 12h e 13h às 16:30h. Entre 10h e 15h, há visitas guiadas.
Local: Sala Espaço Conhecimento
Bioférias: aprender brincando
Terças-feiras: Expedição à Lagoa do Jacaré-de-papo-amarelo
Nas terças-feiras, o parque irá disponibilizar binóculos, pranchetas e lápis para aos visitantes participarem de uma missão que irá descobrir todos os segredos e animais incríveis que vivem na lagoa do parque, inclusive seu ilustre morador: o jacaré!
Data: 15, 22 e 29 de julho
Horário: 10h e 15h
*Obrigatório uso de sapato fechado.
Quartas-feiras: Atletas na natureza
Nas quartas-feiras, haverá circuitos com trampolins, petecas e beach-tennis. As atividades ajudam a desenvolver o lado esportivo das crianças, estimulando a realização de atividades físicas e habilidades como reflexo e trabalho em equipe.
Data: 15, 22 e 29 de julho
Horário: 09h às 11h e 14h às 16h
Quintas-feiras: Recreação no parque
Nas quintas-feiras, uma equipe especial de recreadores vai animar o bosque do Parque Botânico, com brincadeiras para enriquecer as férias da criançada e promover o contato delas com a natureza enquanto se divertem.
Data: 15, 22 e 29 de julho
Horário: 09h às 11h e 14h às 16h
Sextas-feiras: Expedição “Meu Pequeno Meliponicultor”
As abelhas nativas sem ferrão, conhecidas como melíponas, são de extrema importância para os ecossistemas brasileiros, inclusive a Mata Atlântica. Nessa expedição, os visitantes conhecerão mais sobre esses animais.
Data: 25 de julho e 1º de agosto
Horário: 09h às 11h e 14h às 16h
*Inscrições na administração.
Arraiá do Parque Botânico
Data: 18 e 19 de julho (sexta e sábado)
Apresentações de quadrilha a partir das 15 horas.
No sábado, o arraiá será animado pelo grupo “Forró Raiz”, que fará uma apresentação com os clássicos do gênero no anfiteatro, às 11 horas.
Ainda no sábado, na área verde do parque, as crianças poderão se divertir com brincadeiras temáticas de festa junina, como pescaria, bola na lata, jogo de argolas e boca do palhaço.
Horário: 09h às 11h e 14h às 16h
Um dia no parque
Expedição: observação de aves
Nesta trilha especial, com auxílio de binóculos, visitantes poderão desfrutar dos muitos benefícios cientificamente comprovados da observação de aves: redução do stress, aumento da concentração e aprendizado prático. O Parque Botânico é lar de 144 espécies de aves,
Data: 20 de julho (domingo)
Horário: 09h
*Inscrições na administração
*Sujeito a condição climática
*Obrigatório o uso de sapato fechado. Repelente recomendado.
Expedição: visita guiada ao meliponário
Numa visita especial dentro da coleção viva de abelhas sem ferrão do Parque Botânico, você vai conhecer as características das colmeias, aprender a diferenciar as espécies e entender a incrível organização social desses animais.
Data: 20 de julho (domingo)
Horário: 15h
*Inscrições na administração
Programação Fixa do Parque Botânico
Visita à Unidade Tubarão com tour panorâmico pela operação da Vale e trilha guiada. Essas atividades ocorrem todos os dias, de terça à sexta.
Parque Costeiro
Vitória da Restinga
O projeto irá abordar a importância da conservação do ecossistema de restinga. O evento contará com maquete e animais taxidermizados. Acontece na área verde do parque.
Data: 16 a 19 de julho
Horário: 9h as 16h
Dia D no Parque
Circuito Biodiversidade, uma experiência interativa sobre três ecossistemas do litoral: restinga, manguezal e ambiente marinho. Acontece na área verde do parque.
Data: 20 de julho
Horário: 9h e 15h
Projeto Mangue sobre pedras
Maquete de Manguezal com fluxo de água para mostrar ação das ondas; animais taxidermizados e coleção em via líquida/seca; Instalação de mangue-vermelho (imitando raízes das árvores); Exposição fotográfica das áreas de Manguezais de Pedra (poucas localidades: Manguinhos, Aracruz e Vitória).
Data: 22 a 27 de julho
Horário: 9h as 16h
Hall do Parque
Sunset Parque Costeiro
Atrações de música e arte sob o pôr do sol do parque.
Data: 26 de julho
Horário: 16h
Projeto Papo de Tartaruga
Exposição biológica com informações sobre as espécies de tartarugas marinhas; atividades de pintura e montagem de tartarugas em 3D e distribuição dos quadrinhos “Conhecer para Preservar*
Data: 30 de julho
Horário: 9h as 16h
Hall do Parque
Reserva Natural Vale
Um dia no Parque
Data: 20 de julho
Horários:
9h10 – Palestra Introdução à Observação da Natureza e iNaturalist
9h30 - Caminhada científica pelos ambientes da Reserva (alojamento, pomar, estrada 5 Folhas, Palmeto e Arboreto), com um piquenique no meio do percurso
14h – Oficina infantil
15h – Banho de floresta
Programação fixa da Reserva
Trilha Pequi Vinagreiro
Horário: 09h às 10h
Uma experiência que permite a contemplação da floresta de tabuleiro, destacando sua rica diversidade. A trilha, com um percurso de 1 quilômetro e fácil acesso, é ideal para qualquer pessoa partir de 6 anos.
É obrigatório o uso de calçado fechado, calça comprida, camisa e perneira.
Torre de Observação
Horário: 10h às 11h e 14h30 às 15h30
Uma atração que oferece uma vista panorâmica da floresta a partir de um mirante de 25 metros de altura, permitindo a apreciação da natureza e a contemplação de sua rica diversidade.
Área para Piquenique
A Reserva Natural Vale oferece uma área especial para piquenique, proporcionando um ambiente tranquilo e cercado pela natureza para desfrutar de momentos de lazer e convivência ao ar livre. Ideal para famílias ou grupo de amigos aproveitarem o som da natureza e as belezas da Mata Atlântica.
Laguinho
Cercado por uma área verde, o laguinho da Reserva Natural Vale é um espaço agradável para contemplação da biodiversidade.
Coleções Vivas e Coleções Secas
A Reserva Natural Vale conta com uma área de coleções vivas com palmeiras de diversos lugares do mundo e um arboreto urbanístico que é uma área destinada ao cultivo de panas identificadas e catalogadas em ordem espacial, com diversos objetivos, como contemplação, educação ambiental, material didático e obtenção de materiais genéticos, com árvores nativas e exóticas. Essas áreas são verdadeiras vitrines a céu aberto. Além disso, o visitante pode conhecer as salas de coleções secas de sementes, frutos, madeiras e insetos, que retratam a vasta biodiversidade da floresta atlântica.