Loading...

Notícia

Publicado: 16/11/2020 20:22h

Parque Botânico promove exposição virtual para mostrar a importância das abelhas

Parque Botânico promove exposição virtual para mostrar a importância das abelhas

Você sabia que aproximadamente dois terços dos alimentos que ingerimos são produzidos com a ajuda da polinização das abelhas? Esses insetos são mais importantes do que muita gente imagina.

A vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos.

Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem. Como alertava Einstein “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”

As abelhas nativas, como o próprio nome diz, são as que vivem em nossos biomas. Elas não possuem ferrão e ao contrário das outras que perseguem seu sorvete na praia, elas são mais discretas, fazem mel em cumbacas e não em favos e produzem um mel mais cítrico. Cada região do país possui espécies que mais se adaptaram aos fatores naturais daquele ambiente e estima-se que existam mais de 300 espécies de abelhas nativas.

Por conta do desmatamento e da crescente utilização de agrotóxicos, as abelhas nativas estão morrendo, e esse trabalho de polinização tão importante está morrendo junto.

2ª Exposição Capixaba de Abelhas Nativas sem ferrão

Pensando em contribuir para maior conhecimento sobre o universo das abelhas, o Parque Botânico Vale sediará pelo segundo ano consecutivo a Exposição Capixaba de Abelhas Nativas sem ferrão.

Saiba mais sobre o Parque Botânico Vale
Neste ano, em decorrência da pandemia da Covid-19, todas as programações acontecerão em ambiente virtual. A exposição será realizada nos dias 21 e 22 de novembro, em parceria com a Associação dos Meliponicultores do Espírito Santo, a AME-ES, e atividades poderão ser acessadas pelo canal da entidade, no Youtube, através do link abaixo:


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras