Loading...

Notícia

Publicado: 12/03/2018 18:58h

Novo parque eólico leva energia limpa e renovável às operações da Vale

Novo parque eólico leva energia limpa e renovável às operações da Vale

Quando o assunto é energia eólica no Brasil, os ventos sopram a favor. O Complexo Eólico Santo Inácio, localizado em Icapuí, no Ceará, é exemplo disso. Inaugurado em dezembro de 2017, com capacidade instalada de 98,7 MW de energia elétrica, o novo parque eólico promete levar energia limpa e renovável para as operações da Vale. O projeto foi realizado pela empresa Aliança, fruto de joint venture formada pela parceria entre a mineradora e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

O Complexo Eólico Santo Inácio tem potência instalada de 98,7 MW de energia elétrica, gerada de forma 100% sustentável, sem emissão de CO2, um dos gases causadores do efeito estufa. Ao todo são 47 aerogeradores, distribuídos em quatro centrais eólicas, além de uma subestação de energia e uma linha de transmissão.



Segundo o diretor-executivo de Suporte aos Negócios da Vale, Alexandre Pereira, “o investimento nesse tipo de energia renovável reforça o compromisso ambiental da empresa, por meio de uma matriz energética cada vez mais limpa e competitiva”.

A Aliança é uma empresa sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais, atuante no mercado de geração e comercialização de energia elétrica desde 2015. Parte de sua produção é comprada pela Vale. A energia gerada é integralmente disponibilizada para a empresa.

Energia eólica no Brasil
O país possui grande potencial em energia eólica. No Brasil, já existem 503 parques eólicos. Somente em 2017, a energia eólica chegou a abastecer mais de 12% de todo o território nacional. Na região Nordeste, passou dos 60%.

Segundo o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, publicado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da Eletrobras, no Brasil existe capacidade para gerar até 300 gigawatts de energia eólica. O potencial eólico nacional é superior a todo o potencial elétrico instalado no país atualmente.

A expectativa é de que no Brasil a participação da energia eólica seja cada vez maior, com taxas de crescimento médias de potência instalada superiores a 20%.

Quais são os benefícios da energia eólica?
Além de ser renovável, a energia eólica está permanentemente disponível e pode ser gerada em qualquer região. Ela é limpa, não produz gases de efeito de estufa, além de ser eficiente e inesgotável. Os parques eólicos preservam a fauna e a flora do terreno onde estão instalados. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a cada 100 MW produzidos em parques eólicos brasileiros, são economizados 40m³/s de água na cascata do Rio São Francisco.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras