Loading...

Notícia

Publicado: 12/09/2017 19:23h

ITV apresenta pesquisas desenvolvidas nas áreas de Genômica e Tecnologia Ambiental a professores de Belém

ITV apresenta pesquisas desenvolvidas nas áreas de Genômica e Tecnologia Ambiental a professores de Belém

A visita integra as ações do projeto "Vale Conhecer" da mineradora Vale

Um grupo de professores da rede estadual de ensino de Belém participou de uma atividade diferente nesta terça-feira (12/9). Eles conheceram as pesquisas inovadoras que o Instituto Tecnológico Vale (ITV) realiza no Pará, na área de desenvolvimento sustentável, especificamente, na Amazônia. A visita integra as ações do projeto Vale Conhecer, uma iniciativa da mineradora Vale que tem por finalidade se aproximar das comunidades e apresentar à sociedade a atuação da empresa no Pará. Os grupos são sempre formados por 20 pessoas, sendo a primeira atividade com os professores e, as demais visitas, com os estudantes, acompanhados por um representante do grupo de docentes

Os professores foram recebidos pelo pesquisador e biologista molecular Guilherme Oliveira, que apresentou as linhas de atuação do ITV. O tour pelos laboratórios foi conduzido pelo pesquisador e também biólogo, Nelson de Oliveira.

As escolas participantes do Vale Conhecer deste ano em Belém são: Renato Pinheiro Conduru, Dom Alberto Gaudêncio Ramos e Justo Chermont.  As instituições escolares e o cronograma de visitas são definidos pela Secretaria de Educação do Pará (Seduc -PA) em parceria com o ITV.

Entres as áreas de estudo apresentadas, os docentes puderam saber um pouco mais sobre Genômica Ambiental -  voltada à biodiversidade com uma abordagem molecular que busca identificar flora, fauna e microrganismo com  uso de tecnologia de código de barra de DNA;  Geologia Ambiental e Recursos Hídricos que visam pesquisas com enfoque interdisciplinar e para a caracterização do meio físico e compreensão de sua evolução;  Tecnologia Ambiental, que por sua vez promove o desenvolvimento de tecnologias ambientais associadas ao monitoramento da cobertura e uso da terra, entre outros;  Tecnologia Aplicada, cuja aplicação pode ser empregada no contexto da logística, segurança e monitoramento ambiental, por meio de sistemas computacionais usados para otimização das operações da empresa até a segurança dos empregados e de melhorias das condições do meio ambiente.

A  professora Eronildes do Santos Nascimento, coordenadora do ensino médio noturno da Escola Estadual Gaudêncio, observou o trabalho interdisciplinar os pesquisadores, ou seja, embora casa grupo de pesquisa trabalhe em um campo de pesquisas específica, todas conversam entre sim.  "Chamou a minha atenção o trabalho multidisciplinar e interdisciplinar dos estudos. Se tem vários equipamentos, mas o diálogo, a conversa que há entre os laboratórios é muito importante.  Por exemplo, eu preciso de uma medida, um dado  aqui, eu vou lá no banco onde estão as plantas ou procuro a pessoa da informática. É muito dinâmico". Ela finaliza destacando que a " proximidade e vários conhecimentos para chegar em uma resposta é impressionante".

O Vale Conhecer levou ao ITV em 2016,  cerca de  140 alunos e professores de Belém durante as 9 visitas realizadas pelo projeto.

Sobre o ITV 

Em 2009, a Vale criou o Instituto Tecnológico Vale com o objetivo de buscar soluções inovadoras de médio e longo prazo, que possam melhorar o desempenho operacional da empresa em todas suas etapas, desde a mina até a entrega final do produto ao cliente. A intenção também é ajudar a gerar mudanças fundamentais nas estruturas de negócios da Vale, com respeito ao meio ambiente e às comunidades. Atualmente, o ITV mantém duas unidades: uma em Belém (PA), especializada em questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, e outra em Ouro Preto (MG), voltada a temas ligados à mineração.

Mestrado

Atualmente,  o ITV esta com  inscrições abertas para o Mestrado Profissional Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais. São ofertadas 20 vagas: dez para o público externo e as outras restantes para seleção interna dos profissionais da Vale e empresas controladas e coligadas. O mestrado visa formar profissionais interessados em adquirir uma visão interdisciplinar do aproveitamento sustentável dos recursos naturais. As inscrições podem ser feitas ate o dia 22 deste mês de setembro, na sede do ITV, em Belem, na Rua Boaventura da Silva, 955  ou via correio, com aviso de recebimento (AR). O edital e o detalhamento das informações estão disponíveis no site www.itv.org. Mais informações pelo telefone (91) 3213-5400.

O mestrado do ITV é o primeiro do gênero a ser oferecido por um instituto vinculado a uma empresa do setor mineral, é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, e tem a duração de 24 meses.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras