Loading...

Notícia

Publicado: 08/07/2019 15:03h

Famílias evacuadas da Zona de Autossalvamento de Vargem Grande retornam para suas casas

Famílias evacuadas da Zona de Autossalvamento de Vargem Grande retornam para suas casas

Os 49 moradores das vilas "A" e "Codornas", que fazem parte da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem Vargem Grande, localizada na mina de Abóboras, em Nova Lima (MG), retornaram para suas casas no sábado, 6 de julho. A volta foi autorizada pela Defesa Civil Estadual, após ações que geraram aumento do grau de segurança da estrutura, que teve seu nível de alerta do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) reduzido de 2 para 1.

A ação foi acompanhada pela equipe de Relacionamento com a Comunidade da Vale. As famílias receberam auxílio emergencial de R$ 5 mil por grupo familiar, além de eletrodomésticos, móveis, cesta básica, cobertores, lençóis e materiais de higiene.

Reforço na segurança

A mudança no grau de segurança da estrutura - registrada pela Vale no sistema SIGBM da Agência Nacional de Mineração (ANM) na terça-feira, 4 de junho - é fruto de uma série de melhorias que a Vale vem implantando na estrutura desde janeiro deste ano, como o rebaixamento do nível de água do reservatório; limpeza dos canais de drenagem e estudos de sensibilidade junto à empresa auditora para avaliação do impacto do rebaixamento do nível d'água na estabilidade da barragem.

Foi feita ainda uma detalhada avaliação técnica das deformações apresentadas no sistema de monitoramento por inclinômetros (instrumentos instalados em furos de sondagem para medição de deformações). A expectativa é de que, com a continuidade dessas ações, a estrutura seja totalmente retirada da condição de alerta.

A Vale ressalta que a barragem Vargem Grande é acompanhada pelas equipes de Campo e do Centro de Monitoramento Geotécnico em regime de 24 horas, sete dias por semana.

Para mais informações, a empresa disponibiliza a Central de Atendimento 0800-031 0831.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras