Notícias - Vale

Publicado 01/10/2014

Exposição retrata fauna e flora do Parque Botânico Vale

Exposição retrata fauna e flora do Parque Botânico Vale

Já pensou andar pelo parque e se deparar com uma ninhada de jacarés? Quem sabe um sapo? Tem também pássaros, borboletas e esquilos. A partir desta semana, quem visitar o Parque Botânico Vale, em Jardim Camburi, Vitória, vai poder ver de perto, através de fotos, um pouco da diversidade da fauna e da flora que estão espalhados por seus 33 hectares de área verde.

Uma equipe especializada do Instituto Últimos Refúgios passou um mês no parque, fotografando plantas e animais em seu meio natural. A exposição está disponível na área de visitação do parque e conta com 30 fotografias, cada uma com um pequeno relato sobre a espécie clicada.

Entre os destaques estão jacarés-do-papo-amarelo, um sapo-martelo, aves como a biguatinga e o saí-azul e até pequenos mamíferos, como um esquilo e um gambá, além de insetos e plantas como a flor de lótus.

A exposição faz parte das comemorações dos 10 anos do Parque Botânico Vale e está disponível gratuitamente, assim como todas as atividades do local, de terça a domingo, das 8h às 17 horas, até dezembro.

Parque tem mais de 98 espécies de aves Trabalhos de monitoramento de avifauna e mastofauna - respectivamente, o conjunto de aves e de mamíferos de uma região - realizados no Parque Botânico Vale em 2005 e 2008 permitiram a identificação de 98 espécies de aves e outras quatro de mamíferos no local. A mata do parque é habitat de animais como o gambá, o catita, o sagui-de-cara-branca e o tatu-galinha.

Em um passeio pelo local, ainda é possível identificar aves como o biguá e a biguantinga, espécies que são vistas em grande quantidade e com frequência no parque. Trata-se de animais que necessitam de áreas de mata bem conservadas como habitat natural e, também, como local para reprodução.

Outras espécies como o periquito-rei, o pica-pau-anão-barrado e a saíra azul também podem ser vistas no Parque com certa frequência.

Sobre o Parque Botânico Vale Com 33 hectares de área verde, o Parque Botânico Vale está localizado no cinturão do Complexo de Tubarão. O funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita.

Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer o primeiro Jardim Sensorial permanente do Espírito Santo, estrutura que tem o objetivo de estimular os cinco sentidos e promover uma forma diferenciada de interação com a natureza. O parque conta também com o Vagão do Conhecimento, biblioteca com capacidade para 3.500 exemplares, montada em um vagão de trem, e com acervo de audiolivros, voltado para deficientes visuais.

No Parque Botânico Vale está instalado também o único orquidário da Grande Vitória aberto à comunidade. O espaço conta hoje com mais de 350 mudas divididas em 113 espécies. No Parque, o visitante pode ainda frequentar o parquinho e fazer trilhas ecológicas pela área de restauração florestal - que já possui mais de 140 tipos de espécies arbóreas de Mata Atlântica e alguns animais silvestres. Também é possível agendar uma visita guiada de ônibus às instalações da Vale, em Tubarão.

Serviço: Exposição de fotos da fauna e flora do Parque Botânico Onde: Parque Botânico Vale (Av. dos Expedicionários, s/n, Jardim Camburi - próximo ao residencial Atlântica Ville) Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17 horas Informações: 3333-6200 Gratuito

Fonte: Assessoria de Imprensa Vale