Notícias - Vale

Publicado 11/05/2018

Estão abertas as inscrições para a IV Meia Maratona do Verde e das Águas, em Linhares

Estão abertas as inscrições para a IV Meia Maratona do Verde e das Águas, em Linhares

Já estão abertas as inscrições para IV Meia Maratona do Verde e das Águas, que acontece anualmente na Reserva Natural Vale, área conservada de Mata Atlântica que a Vale mantém em Linhares, no Norte do Espírito Santo.

Promovida pela Associação dos Corredores do Município de Linhares (ACML), a prova está marcada para o dia 8 de julho, com concentração a partir das 7 horas e largada prevista para as 8h. Serão, ao todo três percursos distintos: 5, 10 e 21 quilômetros em meio à Floresta de Tabuleiro, uma das formações mais ameaçadas do bioma Mata Atlântica. As inscrições podem ser feitas no site da Campeão Time - www.campeaotime.com.br - até o dia 30 de junho ou até que se esgotem as vagas, um total de 1.500

Além das provas para o público adulto, neste ano a meia maratona conta com uma novidade: a Corridinha Kids, cujo foco são crianças com idades entre 4 e 15 anos. Para elas, haverá dois percursos: um de 300 metros e outro de 600 metros, ambos em volta do lago que existe próximo à entrada da Reserva.

Ao longo do percurso da meia maratona, os corredores terão a oportunidade de apreciar diferentes espécies de flora e fauna que ocorrem na Reserva. Além de árvores raras, algumas com registro de ocorrência somente no local, é possível observar diferentes espécies de aves e outros animais, uma vez que a Reserva abriga mais de 21% das aves registradas no Brasil, de acordo com o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos.

Saiba mais sobre a Reserva Natural Vale

Com cerca de 23 mil hectares, a Reserva Natural Vale é um dos últimos grandes remanescentes de Floresta de Tabuleiro, uma das formações atualmente mais ameaçadas do bioma Mata Atlântica. Por sua importância no desenvolvimento de metodologias e tecnologias para o uso sustentável dos recursos naturais, incentivo e apoio ao desenvolvimento de conhecimento científico e realização de ações para proteção da biodiversidade, a Reserva recebeu da UNESCO, em 2008, o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Desde que a Vale iniciou o processo de aquisição das propriedades que deram origem à Reserva, na década de 1950, foram catalogadas mais de 2.800 espécies vegetais, mais de 1.500 morfoespécies de insetos e 102 espécies de mamíferos, além de 56 de anfíbios, 64 de répteis e 393 de aves. Nos últimos 30 anos, 116 novas espécies de plantas foram descritas com base nas pesquisas apoiadas pela RNV.



Fonte: Assessoria de Imprensa Vale