Loading...

Notícia

Publicado: 08/12/2017 01:00h

Equipamentos de informática foram doados pela Vale e serão utilizados na Fábrica de Ideias e nos campi de todo o Estado

Equipamentos de informática foram doados pela Vale e serão utilizados na Fábrica de Ideias e nos campi de todo o Estado
Equipamentos de informática foram doados pela Vale e serão utilizados na Fábrica de Ideias e nos campi de todo o Estado
 

Mais de 340 equipamentos diversos de informática doados pela Vale vão reforçar a estrutura de Tecnologia de Informação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), possibilitando a ampliação das pesquisas realizadas por professores e pesquisadores que beneficiam as cidades onde estão instalados os campi da instituição.

Com o poder computacional dos servidores doados, num total de cerca de 500 processadores e 3.400 GB de memória, é possível suportar a criação de mais de 200 servidores com uma configuração mediana (2 processadores e 12 GB de memória), permitindo que uma gama de sistemas operacionais e aplicações possam ser instaladas, testadas e experimentadas, atendendo à demanda de infraestrutura tecnológica.

Essa doação possibilitará a criação de um centro de processamento de dados (datacenter) completo, uma vez que contém todos os equipamentos necessários, como armários (racks), servidores, equipamentos de armazenamento de dados (storage), equipamentos para cópias de segurança em fita (library) e equipamentos de comunicação e interligação de redes (switches, roteadores, pontos de acesso de rede sem fio).

Os equipamentos que eram usados pela Vale  possuem vida útil de até 10 anos. O Ifes ficará responsável pela manutenção. "São equipamentos de ponta, em perfeito estado de uso, que têm plena capacidade de atender às necessidades educacionais e de pesquisa do Ifes. Essa parceria beneficia a todos, para a Vale significa uma forma de destinação segura para os equipamentos e de contribuir com o desenvolvimento tecnológico, para o Ifes significa um ganho no potencial de desenvolver projetos", destaca o diretor da Vale, Fabio Brasileiro.

O valor de mercado dos equipamentos doados equivale a cerca de R$ 3 milhões. Os equipamentos serão distribuídos entre os diversos campi do Ifes, incluindo a Fábrica de Ideias, em parceria com a Prefeitura de Vitória. A nova estrutura pode viabilizar projetos como uma incubadora de sistemas digitais; estrutura de pesquisa para o mestrado de Sistema de Informação; um laboratório de pesquisa ferroviária e gestão de ferrovias e portos; e um laboratório de virtualização, entre outros.

"Agora que recebemos o material vamos avaliar a compatibilidade com os sistemas já existentes para que tenham o melhor desempenho. A área de Tecnologia da Informação requer atualização constante e havia um gargalo de investimentos e uma demanda reprimida. A nova infraestrutura de rede tem potencial para beneficiar toda a comunidade do Ifes e, por consequência, todos os territórios onde estamos localizados através do avanço das pesquisas", ressalta o pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure. 


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras