Loading...

Notícia

Publicado: 01/12/2020 14:42h

Desafio Atitude Ambiental convida estudantes para maratona de tecnologia e inovação

Desafio Atitude Ambiental convida estudantes para maratona de tecnologia e inovação
Podem participar alunos de cursos técnicos e graduação. Inscrições estão abertas

Estudantes de cursos técnicos e do ensino superior de dez municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo terão a oportunidade de participar do Desafio Atitude Ambiental. A iniciativa da Vale estimula tecnologias e inovações voltadas para solucionar questões ambientais envolvendo dois temas: queimadas e resíduos. As inscrições, gratuitas, estão abertas e continuam até o dia 9 de dezembro.

A programação será totalmente on-line e no formato de hackathons, entre os dias 11 e 13 de dezembro, totalizando 54 horas de atividades. "A metodologia prevê uma maratona de desenvolvimento, com palestras, mentorias e treinamentos. O desafio é mais uma oportunidade para fomentar a inovação e contribuir com o desenvolvimento das localidades onde a Vale atua", afirma Luiz Fernando Martins, gerente de Sustentabilidade da Vale.

Podem participar alunos maiores de 18 anos, matriculados em instituições públicas ou privadas dos seguintes municípios: Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra, no Espírito Santo; e Governador Valadares, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo, em Minas Gerais.

Metodologia
Os hackatons estão sendo realizados com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundep) através do Programa Lemonade, que tem como missão promover inovação, tecnologia e empreendedorismo local.

A metodologia visa desenvolver os aspectos de modelo de negócio, validação de mercado e criação do produto, conectados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os integrantes serão organizados por regionais (Grande Vitória, Governador Valadares e Vale do Aço). Os participantes receberão vale-compras e os dois melhores colocados terão acesso a uma mentoria por seis meses e a uma linha de fomento no valor de até R$ 7 mil para a implantar as soluções. As vagas são limitadas a 120 pessoas por regional.

Conheça os desafios:
Gestão de resíduos:
Descarte irregular de resíduos sólidos. Ideias inovadoras que tenham potencial de gerar soluções tecnológicas ou modelos de negócios para o descarte irregular de resíduos sólidos.

Queimadas: Eliminar ocorrências de Queimadas. Ideias inovadoras que tenham potencial de gerar soluções tecnológicas ou modelos de negócios que aumentem a percepção de risco e dos impactos gerados com as queimadas, de forma a prevenir ou eliminar as ocorrências.

Serviço
Inscrições: até 9 de dezembro no site www.vale.com/desafioatitudeambiental
Quem pode participar: alunos maiores de 18 anos de cursos técnicos e graduação de qualquer área, matriculados em instituições localizadas na Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra), no Espírito Santo; Governador Valadares e Vale do Aço ( Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo), em Minas Gerais.
Hackathons: 11, 12, 13 de dezembro
Resultado: 14 de dezembro, durante uma feira virtual com a participação dos finalistas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras