Loading...

Notícia

Publicado: 10/06/2017 00:00h

Catedral Metropolitana de Vitória é entregue com novos vitrais e sinos restaurados no aniversário da cidade

Catedral Metropolitana de Vitória é entregue com novos vitrais e sinos restaurados no aniversário da cidade

Símbolo de fé e patrimônio histórico e cultural do Espírito Santo, a Catedral Metropolitana de Vitória, localizada na Cidade Alta, inaugurou no domingo, dia 8 de setembro, aniversário da capital do Estado, novos vitrais no altar e um sistema de automação nos sinos de bronze, que também passaram por uma restauração. O trabalho foi patrocinado pela Vale e executado pelo Instituto Modus Vivendi, visando a valorizar a história, o patrimônio, a cultura e a identidade capixabas.  

A solenidade de entrega da restauração contou com a celebração eucarística “Festa da Natividade de Nossa Senhora”.  

Foi realizada a instalação de novos vitrais no presbitério, elementos que compunham o conjunto arquitetônico original da igreja e que foram removidos e posteriormente reinstalados no transepto sul do monumento religioso na década de 1970. Os sinos, doados pela Vale em 1953, passaram por um processo de restauração e agora vão funcionar de forma automatizada.  

Além de introduzir a entrada da luz natural na igreja e, assim, contribuir de forma sustentável e estética com a economia de energia, a instalação dos novos vitrais, que foram projetados com base em uma linguagem contemporânea, busca garantir ainda a integridade física do prédio da igreja, primar pela lealdade histórica do monumento e promover a aproximação entre a liturgia e a arte.  

Essa foi mais uma fase do projeto de restauração da Catedral Metropolitana de Vitória. Na primeira fase, também patrocinada pela Vale, foram realizadas a troca do telhado da igreja e a elaboração dos projetos estrutural, de restauração arquitetônica integrada, elétrico, de segurança, iluminação, sonorização e climatização do espaço.  

Essa foi a primeira grande obra de restauro e de modificação de estruturas realizada na Catedral desde uma intervenção de menor porte feita na década de 1970. O trabalho previu a restauração total do telhado da igreja, que estava bastante danificado, com infiltrações generalizadas. As telhas e calhas - essas últimas deram lugar a novas calhas de aço - foram substituídas, pois apresentavam desgaste, o que permitia a entrada de água na igreja em dias de chuva intensa. A primeira etapa do restauro considerou também o levantamento arquitetônico e histórico do prédio e serviu como base para os projetos complementares e para que a segunda etapa do projeto - de restauração dos sinos e inserção de novos vitrais - fosse executada com qualidade.    

Catedral Metropolitana de Vitória
Símbolo da cidade de Vitória, a Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em maio de 1984 e é um dos monumentos religiosos mais relevantes do Espírito Santo. Sua construção teve início em 1920, tendo sido concluída somente na década de 1970. De estilo neogótico, seu projeto foi inspirado na Catedral de Colônia, na Alemanha. A Catedral Metropolitana é o principal ponto turístico do Centro de Vitória, juntamente com o Palácio Anchieta. Trata-se do monumento mais visitado na cidade, segundo dados da Prefeitura Municipal de Vitória.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras