Loading...

Notícia

Publicado: 10/06/2017 00:00h

Alunos aprendem brincando com robótica e supermáquinas em miniatura

Alunos aprendem brincando com robótica e supermáquinas em miniatura

Iniciativa da Vale em parceria com a Lego Education usa robótica para aproximar adolescentes do universo industrial

Alunos de ensino fundamental e médio da Grande Vitória agora podem aprender mais sobre o dia a dia de uma das principais indústrias do Estado utilizando a tecnologia e a experiência da robótica.

Através do programa Vale nas Escolas, alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e 1º e 2º anos do ensino médio vão ter a oportunidade de fazer uma visita guiada pela operação da Vale no Complexo de Tubarão, em Vitória, e depois tentar recriar, com peças de Lego, os principais equipamentos envolvidos no processo de produção, além de programar seus movimentos, para que eles funcionem de verdade, como os originais.

São ao todo seis cenários, que serão divididos entre grupos, simulando todo o sistema produtivo desde a chegada do minério até o embarque nos navios, passando pela produção de pelotas. Os cenários incluem grandes máquinas como os trens que transportam minério, os viradores de vagões, os discos responsáveis por dar forma às pelotas e os carregadores de navios.

Em cada um dos cenários será proposto o desafio de montagem e programação dos robôs, para que os alunos aprendam de forma lúdica e prática o funcionamento e a importância das principais atividades desenvolvidas.

O trabalho dos grupos será acompanhado pela equipe da Lego Education e também por técnicos da Vale, especializados em cada etapa da produção. As primeiras turmas já serão iniciadas nesta terça-feira, dia 30.

As atividades são gratuitas e podem durar uma manhã ou tarde, sendo realizadas no horário das aulas ou no contraturno, conforme opção de cada escola. As instituições que tiverem interesse em participar podem de inscrever para o processo de seleção através do e-mail visitas.es@vale.com ou do telefone (27) 3333-3613.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras