Loading...

Notícia

Publicado: 15/03/2023 14:22h

Partiu Nasa! Suzano apoia jovens vencedores de maratona de inovação em viagem aos Estados Unidos

Partiu Nasa! Suzano apoia jovens vencedores de maratona de inovação em viagem aos Estados Unidos

O quinteto, que reúne universitários de Salvador (BA), embarca no dia 13 de março rumo à Nasa para apresentar projeto inovador para eliminar microplástico do mar.

Os oceanos do mundo vêm sendo inundados de lixo, sobretudo material plástico e de difícil decomposição. Mas um grupo de universitários da Bahia propôs uma solução que pode levar esperança para essa situação: um mecanismo que é capaz de coletar microplástico dos oceanos: o projeto Ocean Ride será apresentado em março a uma equipe da Agência Aeroespacial Americana, a Nasa, e a Suzano é uma das apoiadoras da missão #PARTIUNASA.

O projeto da equipe Cafeína foi o vencedor de uma competição mundial realizada pela própria Nasa em 2019, o Hackaton Nasa Space Apps Challenge. O fluxo da competição ficou em compasso de espera por conta da pandemia, mas agora o grupo de universitários de Salvador vai apresentar o projeto à equipe de engenheiros da Nasa, oportunidade ímpar de networking e de ampliar a visibilidade do projeto Ocean Ride.

Acompanhada de professores das respectivas universidades em que estudam – a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Católica de Salvador (UCSAL) – a equipe Cafeína embarca no dia 13 de março para os Estados Unidos, onde permanece até o dia 25. A viagem também vai render um documentário, que ajudará a potencializar a divulgação do feito dos jovens no campo da inovação.

Eles fazem parte da primeira equipe brasileira a vencer, na categoria "melhor uso de Hardware", a competição realizada pela Nasa. Nessa competição, o grupo tem 48 horas para usar os dados abertos pela Agência Aeroespacial para criar soluções inovadoras para os desafios enfrentados na Terra e no espaço.

Foi desse desafio que nasceu o Ocean Ride, mecanismo que pode ser acoplado a embarcações ou instalado em pontos estratégicos nos oceanos, para remover microplásticos, que são partículas quase invisíveis que se formam a partir da deterioração do plástico no mar. A vida marinha acaba se alimentando desse material, que chega até nós por meio dos peixes dos quais nos alimentamos, alojando-se em nosso sangue, pulmões e outros órgãos.

“O projeto desenvolvido pelos universitários tem grande afinidade com alguns direcionadores de gestão da Suzano, como Gente que inspira e transforma e Gerar e compartilhar valor, além de estar em linha com o nosso propósito de Renovar a vida a partir da árvore”, destaca Mariana Lisbôa, Head Global de Relações Corporativas da empresa. Ela acrescenta que o documentário a ser produzido sobre a experiência será inspiração para mais jovens empreendedores e para o desenvolvimento de projetos focados em ESG, que alinha proteção ao meio ambiente, desenvolvimento social e governança.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Suzano
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras