Loading...

Notícia

Publicado: 16/12/2019 08:29h

Simulado no Porto de Ubu treina empregados para situações de emergência

Simulado no Porto de Ubu treina empregados para situações de emergência

A Samarco realizou nesta sexta-feira (13), no Terminal Marítimo de Ponta de Ubu, em Anchieta (ES), um simulado prático para que empregados e contratados saibam como agir em situações de emergência, como o derrame de óleo no mar. Cerca de 40 pessoas participaram do exercício, que faz parte do Plano de Resposta a Emergências das operações portuárias da empresa. Os simulados são importantes para disseminar a cultura de prevenção e treinar as equipes para uma resposta rápida diante desse tipo de ocorrência.

Durante a ação, laranjas foram lançadas ao mar para simular uma mancha de 300 litros de óleo, gerada pelo derramamento acidental de um navio atracado no terminal. No cenário criado, foram utilizados vários equipamentos, entre eles, um rebocador, uma lancha, dois botes motorizados, barreiras flutuantes de contenção e tambores para recolhimento do material lançado no mar (laranjas). Os participantes simularam, ainda, a situação de resgate de um animal marinho oleado, recolhido pela equipe interna habilitada a desenvolver tal atividade.

Desenvolvido desde 2002, os simulados identificam e melhoram as técnicas de atuação, seja na coordenação, na comunicação e, no caso deste último treinamento, na contenção e no recolhimento de mancha de óleo flutuante, como explica o gerente do Porto, Rodrigo Abreu. “Com as ações, é possível exercitar os aspectos gerenciais do Plano de Emergência Individual, fortalecer a integração entre as equipes, as empresas contratadas, órgãos reguladores e comunidades, além de promover a capacitação e as habilidades necessárias para atuação em situações de emergência”, afirma Abreu.

Além da participação de empregados e contratados, a ação contou com a presença do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM) do Espírito Santo.

Cultura da prevenção

Em junho deste ano, outro simulado no Terminal Marítimo de Ponta de Ubu envolveu aproximadamente 80 pessoas. Na ocasião, também houve a simulação da uma mancha de 300 litros de óleo no mar originado de uma situação de derramamento acidental e, ainda, de combate a incêndio, resgate de acidentado a bordo, resgate de homem ao mar e resgate de fauna aquática.

“Existe um trabalho preventivo para evitar ocorrências semelhantes no dia a dia, mas é fundamental também que os envolvidos estejam preparados e saibam como agir em situações de emergência”, avalia Abreu.


Fonte: Comunicação Samarco
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras