Loading...

Notícia

Publicado: 13/05/2020 10:37h

Samarco recebe licença unificada para reativação dos minerodutos

Samarco recebe licença unificada para reativação dos minerodutos
A Samarco recebeu do Ibama, nesta segunda-feira (11), a licença de operação dos três minerodutos,  para o futuro transporte  da polpa de minério de ferro entre os complexos de Germano (MG) e de Ubu (ES), de forma gradual, quando a empresa retomar suas operações.

Concedida pelo Ibama, a LO tem validade de dez anos e unifica as licenças dos três minerodutos da empresa, além de incorporar as torres de transmissão e as estações de bombas existentes ao longo do trajeto, anteriormente licenciados pelo órgão estadual.

A Licença de Operação (LO) dos minerodutos relembra um marco na história da empresa. Há exatamente 43 anos, em 11/05/1977, a Samarco iniciava efetivamente suas operações com a realização do primeiro batch transportado pelo mineroduto, de Ouro Preto até Anchieta, e realizava, posteriormente, o primeiro embarque no Porto de Ubu.

A analista de Meio Ambiente da Samarco, Alessandra de Jesus, explica que as licenças anteriores dos minerodutos eram independentes e estavam vigentes. “Com a unificação das licenças, incorporando também as estações de bombas, é possível fortalecer a  gestão e implementar novos programas ambientais que reflitam a nova fase da Samarco”, afirma.

Em outubro de 2019, a Samarco recebeu a Licença Operacional Corretiva (LOC) para o retorno das operações em Germano e, atualmente, concentra seus esforços na implantação de um novo sistema de disposição de rejeitos, com sistema de filtragem para empilhamento a seco de 80% do rejeito a ser gerado.

Fonte: Assessoria de Imprensa Samarco
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras