Notícias - Samarco

Publicado 16/08/2021

Samarco promove webinar “Prevenção e Controle de Incêndios”

Samarco promove webinar “Prevenção e Controle de Incêndios”
Cerca de 450 pessoas participaram, na quarta-feira (11), do webinar “Prevenção e Controle de Incêndios”, promovido pela Samarco. A iniciativa, que contou com a presença de representantes da mineradora e lideranças comunitárias dos distritos de Santa Rita Durão (Mariana, MG) e Antônio Pereira (Ouro Preto, MG) teve o objetivo de ampliar o conhecimento e incentivar a reflexão sobre a importância da prevenção e proteção contra incêndios.

Na oportunidade, o capitão do Corpo de Bombeiros Militar, Warley Barbosa, apresentou um plano de preparação para incêndios de vegetação. O engenheiro agrícola do ICMBio, Amarílio Fernandes, falou sobre prevenção e combate a incêndio, no Parque Nacional da Serra do Gandarela. Já o coordenador de Automação e Instrumentação da Samarco, Cézar Valadares, contou como é realizado o monitoramento com as câmeras instaladas pela empresa no Parque do Gandarela.

Nas peças de campanha interna da Samarco, a conscientização contra os incêndios também se fez presente

O gerente-geral de Sustentabilidade da Samarco, Daniel Medeiros, afirmou que a Educação Ambiental é uma importante ferramenta e um poderoso instrumento de sustentabilidade, na busca por fazer uma mineração diferente.

“Ao compartilhar o conhecimento e as experiências com nosso público interno e com a comunidade, trazemos informações que permitem que as pessoas atuem na prevenção e no combate a incêndio e conheçam os esforços da Samarco em apoiar de forma genuína todos estes processos”, disse.

“Desde que adotamos o formato online, devido à pandemia, temos alcançado cada vez mais a participação e o envolvimento das pessoas. É um grande desafio fomentar a Educação Ambiental em meios digitais, mas tem sido por meio destes canais, que temos tido a oportunidade de estimular os participantes e provocar reflexões sobre o papel de cada indivíduo como agente transformador dentro e fora da empresa”, avaliou o analista de Meio Ambiente Vinicius Loyola.

Conscientização

A promoção do evento para a conscientização sobre incêndios veio em boa hora. Isto porque, nesta época do ano, o tempo seco e a baixa umidade do ar favorecem a propagação do fogo e, por isto, o cuidado deve ser redobrado. No mesmo dia, à tarde, a programação seguiu, desta vez com um workshop sobre gestão de emergências com foco na prevenção de incêndios para o público interno da Samarco: participaram empregados e contratados. As duas ações integram a Campanha de Prevenção Contra Incêndios, iniciativa do Programa de Educação Ambiental (PEA), em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração (Cipamin). Para enriquecer e reforçar os temas abordados no dia, foram produzidos e veiculados, pelo WhatsApp, três vídeos com mensagens animadas e de curta duração.


Fonte: Assessoria de Imprensa Samarco