Loading...

Notícia

Publicado: 16/07/2013 17:17h

Samarco é eleita a melhor mineradora do País

Samarco é eleita a melhor mineradora do País

Empresa conquistou, ainda, o segundo lugar entre as maiores do setor. Prêmios foram entregues no dia 1° de julho, em São Paulo

Em um ano marcado por desafios de mercado, a Samarco conseguiu se sobressair e foi escolhida como a Melhor Mineradora do Brasil. O prêmio, concedido pelo anuário Melhores e Maiores da revista Exame, foi entregue na última segunda-feira (1º), em cerimônia realizada em São Paulo.

Além do título de Melhor, a Samarco ficou com o segundo lugar na lista das maiores mineradoras. O ranking, um dos mais tradicionais e respeitados do País, avalia mais de três mil empresas brasileiras, em critérios como vendas, rentabilidade do patrimônio, riqueza gerada, produtividade, entre outros, e classifica as mil maiores companhias do Brasil. Na relação das 1000 Maiores companhias do País, a Samarco conquistou a 61ª posição. Ela também figura entre as 10 maiores exportadoras do País e entre as 50 maiores indústrias. Esta é a segunda vez que a Samarco venceu a categoria de Melhor Mineradora. A empresa recebeu o prêmio também em 2011.

Em um cenário marcado pela volatilidade no mercado internacional e com registros de queda no preço do minério, a Samarco apostou na eficiência como forma de sobressair. “O momento instável e desafiador pelo qual passamos reforça, ainda mais, a importância do prêmio, já que fomos escolhidos pela qualidade de nossa gestão. Isso mostra que é possível fazer mais e melhor, mesmo em um período de incertezas”, avalia Ricardo Vescovi, diretor-presidente da empresa.

O executivo destaca pontos fundamentais para a companhia, que levaram a Samarco ser considerada a melhor entre as mineradoras. O primeiro é a prática dos valores empresariais, em especial a priorização da vida, que exige uma cultura de planejamento, com reflexos para além das ações de saúde e segurança. O segundo é o nível educacional dos empregados, uma das prioridades da Samarco, que tem hoje um dos melhores níveis de escolaridade entre as empresas do setor, permitindo se diferenciar e agregar diversas competências ao longo dos anos.  Soma-se a essa base, os três pilares que sustentam a gestão da companhia: excelência, conformidade e crescimento, tornando a empresa mais eficiente e preparada para as novas oportunidades do mercado.

Vescovi também aponta o bom andamento do Projeto Quarta Pelotização (P4P), o principal vetor de crescimento da Samarco no momento, como determinante no processo de expansão da companhia. O P4P, que elevará a capacidade de produção da Samarco em 37%, segue conforme cronograma proposto, com elevados índices de segurança, e tem sua entrada em operação prevista para o início de 2014. Atualmente, cerca de 13 mil pessoas atuam nas obras em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Sobre o Melhores e Maiores

O anuário Melhores e Maiores é uma das principais publicações de economia e negócios do País. Editado há 40 anos pela revista Exame, o anuário traz um ranking com informações completas sobre as 1000 maiores empresas instaladas no Brasil, dividas em 18 setores e agronegócio.

Toda a análise e tabulação dos dados que compõem a edição são realizadas, de forma independente, por uma equipe da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), da Universidade de São Paulo. A partir dos dados de vendas, a revista aponta as maiores empresas de cada setor. Já as melhores são escolhidas a partir do cruzamento de dados diversos como de Crescimento de Vendas, Liderança de Mercado, Liquidez Corrente, entre outros.

Para chegar aos resultados apresentados, a publicação avaliou os dados de 2012 das companhias participantes.

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras